Polícia deflagra operação contra bebidas adulteradas em oito cidades de SP
A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Poison Source – Fonte do Veneno, com o objetivo de desmantelar uma estrutura criminosa responsável pela produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, sendo sete na capital e os demais em Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. A ação mobilizou 150 policiais.
Segundo o boletim divulgado na noite de segunda-feira (13), o estado de São Paulo confirmou três novos casos de intoxicação por metanol, registrados em Osasco, São Bernardo do Campo e na capital. Com isso, o estado soma 28 vítimas, além de cinco mortes confirmadas. Outras três mortes seguem em investigação.
No cenário nacional, o Ministério da Saúde informou que há 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 181 ocorrências ainda em apuração em diferentes estados. Mais de 320 suspeitas já foram descartadas.
Os estados com mais notificações investigadas são:
- São Paulo (100 casos)
- Pernambuco (43)
- Espírito Santo (9)
- Rio Grande do Sul (6)
- Rio de Janeiro (5)
- Mato Grosso do Sul (4)
- Piauí (4)
- Goiás (3)
- Maranhão (2)
- Alagoas (2)
- Minas Gerais (1)
- Paraná (1)
O uso de metanol em bebidas é ilegal e provoca cegueira, falência múltipla de órgãos e morte, mesmo em pequenas quantidades. As investigações seguem em sigilo para identificar os responsáveis e a cadeia de distribuição do produto adulterado.