Polícia identifica bando especializado em assaltos que fez vítimas em Marília
A Polícia Civil de Marília, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), anunciou nesta quinta-feira (28) a desarticulação de parte de uma organização criminosa responsável por uma série de roubos violentos no interior paulista. Operação coordenada cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Embu das Artes e Taboão da Serra, com a prisão de três integrantes do bando.
Em Marília, pelo menos dois casos estão associados ao bando. Um deles aconteceu no 20 de agosto e outro apenas uma semana depois. No primeiro caso, pelo menos seis criminosos armados e encapuzados invadiram a casa de uma família de empresários no Jardim Europa (zona leste).
Sob grave ameaça, utilizando armas de fogo, os assaltantes renderam os moradores e roubaram cerca de R$ 10 mil, além de diversos aparelhos eletrônicos e armas.
Em poucos minutos, o bando fugiu com celulares, televisores, iPads e notebooks. Os ladrões obrigaram as vítimas a realizarem transferências bancárias para contas diversas e subtraíram do local uma pistola 9mm, marca CZ-SHASOW2, com 400 cartuchos, um revólver calibre .38 e uma carabina calibre .22.
Durante toda a ação, os criminosos mantiveram comunicação com terceiros utilizando celulares. Apesar de haver câmeras de monitoramento no local, não havia sistema de armazenamento de imagens.
No entanto, equipamentos instalados nas imediações registraram a chegada e fuga dos assaltantes em dois veículos: um Hyundai HB20 prata e um Toyota Etios da mesma cor.
As imagens de praças de pedágio permitiram à equipe de investigação identificar as placas dos veículos. O Toyota Etios era produto de furto e circulava com placas adulteradas.
Com essas informações, a DIG cumpriu mandados de busca em Embu das Artes e Taboão da Serra, levando à identificação destes três integrantes do grupo e receptadores.
ATAQUE NO INTERIOR
A quadrilha, formada por criminosos das duas cidades, é especializada em roubos a residências no interior paulista. Registros semelhantes, com o mesmo “modus operandi”, foram confirmados em Marília, Bauru, Avaré, São João da Boa Vista, Amparo, Morungaba, Barretos, Sorocaba e Americana.
Nas buscas, além das três prisões, a polícia confirmou apreensão de celulares roubados e a identificação do líder da quadrilha. O chefe do bando foi localizado e preso em São João da Boa Vista.
Outras investigações em andamento, em cidades como Americana, Bauru e Avaré, já identificaram parte dos membros da mesma organização criminosa.
A quadrilha também foi responsável por outro roubo em Marília, no bairro Aquarius, em 20 de agosto. As vítimas, idosas, passaram momentos de terror e tiveram roubados objetos e R$ 10 mil em transferências Pix.
Conforme nota da Polícia Civil de Marília, o compartilhamento de informações entre as unidades policiais têm sido fundamentais para identificar os autores e desmantelar a estrutura criminosa.