Plano de governo de Vinho quer transformar Pompeia em exemplo de gestão pública
O candidato a prefeito de Pompeia pelo partido Republicanos, Álvaro Januário, o Vinho, protocolou seu plano de governo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a gestão 2025/2028, caso seja eleito. Uma das propostas seria implementar uma gestão eficiente e sustentável na administração da cidade.
O plano de governo, registrado pela coligação “Experiência e Juventude”, destaca série de iniciativas para as áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, assistência social, meio ambiente, infraestrutura e urbanismo, zona rural, moradia, tecnologia e desenvolvimento, segurança pública, causa animal, geração de empregos e valorização do funcionalismo público.
Entre as principais propostas para a saúde, o candidato cogita instituir uma política de promoção da saúde, integrando sistemas e serviços para otimizar o atendimento. Vinho também planeja reintroduzir os partos em Pompeia, fortalecer a parceria com a Santa Casa e ampliar o acesso a especialidades médicas, além de modernizar a infraestrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e expandir os serviços odontológicos do município.
Na área educacional, o candidato propõe reestruturar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fortalecendo a educação em tempo integral e integrando novas tecnologias nas escolas, como cursos de programação e robótica. Vinho também planeja criar a Unidade Municipal de Formação Continuada (Umfor) para capacitação constante dos docentes e melhorar a infraestrutura das escolas com reformas e ampliações.
Em Esporte, Cultura e Lazer, o candidato diz que pretende organizar campeonatos esportivos em diversas modalidades, inclusive e-sports, ou seja, esportes eletrônicos, e melhorar a infraestrutura esportiva da cidade com reformas de quadras e construção de novas pistas de skate e quadras de beach tennis.
Na cultura, Vinho afirma que quer criar uma Secretaria Municipal da Cultura e retomar eventos cívicos e culturais, como desfiles e festivais, além de ampliar o acesso à cultura local.
No campo da assistência social, o plano inclui a expansão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a implementação do programa “Criança Feliz” para apoio à primeira infância e a criação de uma escola profissionalizante voltada para a capacitação e geração de renda, com foco no empoderamento econômico das mulheres e no atendimento integral a vítimas de violência.
Para o Meio Ambiente e Infraestrutura, o candidato promete promover um desenvolvimento sustentável, com foco em práticas ecológicas e na preservação ambiental. Ele planeja melhorar a infraestrutura urbana com investimentos em saneamento básico, pavimentação e mobilidade, além de criar programas de urbanismo tático para revitalizar espaços públicos e fortalecer a sustentabilidade em áreas rurais. Outra intenção é a criação do “Parque da Juventude” no Recinto Mário Zaparolli.
Em dois temas o plano apresenta propostas diretas: Segurança Pública e Causa Animal. Em Segurança, Vinho quer reforçar do monitoramento com câmeras em pontos estratégicos e coordenadas por uma central de monitoramento 24 horas. Na causa animal, propõe-se a a criação de um canil municipal em parceria com a iniciativa privada para cuidar de animais abandonados e promover adoções responsáveis. Além de mutirões para a castração e controle da população de animais de rua.
Por fim, o plano também dá ênfase à criação de empregos e ao fortalecimento da economia local, a fim de atrair novas empresas para Pompeia e promover a capacitação profissional dos cidadãos. Valorizar o funcionalismo público por meio de um programa de desenvolvimento contínuo e de uma gestão mais eficiente, com foco na disciplina orçamentária e na transparência, também é um dos focos do candidato.
Com essas propostas, Vinho, que já foi prefeito da cidade por três mandatos, visa estar à frente da gestão municipal em mais um quadriênio, para “transformar Pompeia em um exemplo de gestão pública moderna e eficaz, alinhada aos desafios do futuro e às necessidades da população”, caso seja eleito prefeito nas eleições de 2024.