MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 08 jun. 2020

Pedido para que Marília siga Doria partiu do Ministério Público local

por Leonardo Moreno

Representação partiu do MP local (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A abertura de Ação Direta de Inconstitucionalidade, com o objetivo de reclassificar Marília da ‘fase 4’ para a ‘fase 2’ do Plano São Paulo, apesar de assinada pelo procurador-geral Mário Luiz Sarrubbo, partiu de representação do Ministério Público local.

O chefe do órgão praticamente subscreveu o que foi solicitado em representação feita pelo promotor Isauro Pigozzi Filho, responsável pela tutela da saúde pública em Marília. A proposição de alguns tipos de ação é prerrogativa da Procuradoria-Geral de Justiça.

O Marília Notícia teve acesso ao documento enviado por Pigozzi para Sarrubbo. Clique aqui.

“Evidente o risco de forma difusa para toda a coletividade no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, na medida que a autoridade municipal descumpre as regras gerais ditadas pelo Governo do Estado, por meio de Decreto que está em plena vigência, decorrendo a presunção de que os atos ali elencados são os que protegem a população em geral”, diz o promotor de Marília no documento.

Na sexta-feira (5) o desembargador João Francisco Moreira Viegas, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que analisa questões de inconstitucionalidade, acatou o pedido liminar. Ele é relator da ação.

O magistrado mandou suspender decreto e lei municipal de Marília que flexibilizam as restrições ao comércio e serviços não essenciais além do previsto pelo governo estadual.

A Prefeitura alega que ainda não foi notificada a cumprir a determinação – o que deve acontecer provavelmente entre esta segunda (8) e terça-feira (9).

Promotor Isauro Pigozzi Filho deu início ao movimento que causa revolta nos comerciantes (Foto: Divulgação)

“À primeira vista, sem respaldo científico, os atos normativos impugnados ampliam a possibilidade de agravamento do quadro pandêmico, colocando em risco a saúde e a vida de inúmeras pessoas”, escreveu o desembargador.

A medida vem em reação ao “reenquadramento” anunciado pelo prefeito Daniel Alonso, por meio de determinação própria em contrariedade com o governador João Doria (PSDB), e iniciado no dia primeiro de junho.

O prefeito, que havia solicitado ser ouvido antes da decisão provisória, só poderá se manifestar nos autos agora, junto com o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD). Eles terão de defender que decreto e lei municipal são constitucionais.

Com a decisão do magistrado, tudo aquilo que não está previsto na ‘fase 2’ do Plano São Paulo, terá que ser fechado novamente em Marília. Bares, restaurantes, barbearias, salões de beleza, clínicas de estética e academias, por exemplo.

O horário de funcionamento do comércio em geral também terá de ser readequado (de seis para quatro horas) e a reabertura de igrejas, templos e clubes – anunciada nesta sexta-feira para começar no dia 14 de junho, terá de esperar o reenquadramento oficial pelo Estado.

Vale lembrar que decisão liminar, confirmada por sentença em primeira instância, e agora aguardando recurso, já havia obrigado a Prefeitura de Marília seguir determinações do Estado, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
  • 4
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie