PAT é opção para quem busca retorno ao mercado de trabalho
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Marília está com mais de 60 vagas de emprego disponíveis para interessados em retornar ao mercado de trabalho, nas mais diversas áreas.
De acordo com a agente de atendimento do PAT, Fernanda Guimarães Pelegrina Alexandre, os principais serviços oferecidos são de vagas de emprego e também do seguro-desemprego. A Carteira de Trabalho agora é digital e não conta mais com emissão no local, mas os integrantes do Posto de Atendimento ao Trabalhador orientam as pessoas que possuem dúvidas.
“As vagas oscilam bastante. Estamos com muitas agora, sendo que no final do ano o número era bem menor, com mais pessoas nos procurando para dar entrada no seguro-desemprego. Os interessados podem acompanhar o nosso blog, para ver as oportunidades, pois cada oferta de trabalho tem orientação específica. Algumas empresas querem receber o currículo por e-mail, mas outras nos pedem para fazer uma pré-seleção”, conta a agente.
A Prefeitura de Marília cede os funcionários, tendo inclusive um espaço físico no próprio PAT, para que as empresas possam fazer o processo seletivo para a contratação de novos funcionários.
As empresas se cadastram no PAT e oferecem as vagas através do blog do PAT, tanto indústria como o comércio. As pessoas que buscam uma vaga de trabalho podem procurar diariamente o portal, que ali já consta as empresas cadastradas e as respectivas vagas. Uma que costuma utilizar o serviço do PAT desde que se instalou na cidade, em 2013, é a Sorriso de Marília.
“Desde então, vem sendo um parceiro importante no processo constante de contratação de funcionários e motoristas. Eles são uma boa ferramenta de apoio às empresas, que realmente funciona”, declara a coordenadora de Recursos Humanos da Sorriso, Naiane Gonçalves Cândido.
Desde a última campanha realizada pela Sorriso com o PAT, em outubro do ano passado, foram preenchidas quatro vagas de motorista com candidatos encaminhados pelo órgão.
“Para este começo de ano estamos planejando nova campanha. Desta vez até para motoristas com habilitação categoria D e curso de transporte coletivo mesmo sem experiência no transporte. A carência de profissionais está fazendo com que nós mesmos ofereçamos o treinamento necessário, sendo teórico e prático, de forma intensiva. São cinco vagas. Interessados devem procurar levar currículo no PAT de Marília ou na sede da empresa até dia 23”, destacou ela.
Um dos objetivos do PAT é de facilitar a inserção da população no mercado de trabalho e auxiliar na solicitação de seguro-desemprego, além de promover acesso a cursos e programas de qualificação.
O PAT de Marília conta ainda com o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), com recente abertura dos atendimentos. O objetivo é desenvolver a metodologia do Emprego Apoiado para pessoas com deficiência, apoiando as ações de inclusão e buscando a conscientização de Empresas na contratação desse público.
VAGAS DISPONÍVEIS
Existem vagas para vendedor interno, consultor de vendas, operador de telemarketing, operador comercial, caixa, operador de teleatendimento, balconista, atendente, salgadeiro, assistente comercial, instalador, montador, motorista carreteiro, motorista de ônibus escolar, monitora de transporte escolar, mecânico diesel para tratores agrícolas, lavador de veículos, mecânico de automóveis especializado em suspensão, doméstica e auxiliar de limpeza.
Ainda estão disponíveis vagas para auxiliar de embalagem, oficial de cozinha, serralheiro de esquadrias de alumínio, instalador de esquadrias, borracheiro, operador CNC, serviços gerais, chefe de oficina, soldador elétrico, serralheiro, montador de estruturas, costureira de máquina industrial, atendente de lanchonete, auxiliar contábil, serviços gerais, motorista de ônibus, marceneiro, auxiliar administrativo e desenhista.
O PAT está localizado na avenida Carlos Gomes, 137, no Centro de Marília, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.