Desde 2014, mais de 45000 artigos.
,/2020

Paróquia Santo Antônio realiza sua tradicional quermesse

Variedades
04 de junho de 2014

stoantonioA tradicional quermesse de Santo Antônio, chega a sua 12ª Edição e acontece entre os dias 6 e 8 de junho, a partir das 19h30, na praça matriz da Paróquia, localizada na Avenida Santo Antônio, 659 – Centro.

A festa é promovida em homenagem ao padroeiro e contará com barracas de comidas típicas de festa junina, como vinho quente, quentão, cachorro quente, pipoca, tapioca entre outras opções que prometem agradar o público.

Uma das grandes atrações da festa fica por conta do Bolo de Santo Antônio. O doce preparado por voluntários da comunidade, é vendido em pedaços durante os três dias de festa e, de acordo com a tradição, a mulher que encontrar a medalhinha do santo casamenteiro na fatia comprada se casará em breve. Este ano haverá 70 medalhas espalhadas pelos pedaços, sendo três de ouro.

Além disso, as crianças poderão se divertir com atividades preparadas exclusivamente para elas e, para animar ainda mais a festa, a dupla sertaneja Tina e Pequeno se apresentará durante os três dias de quermesse. A renda obtida com a quermesse de Santo Antônio será revertida para a manutenção da paróquia e destinada para entidades beneficentes como o Lar da Criança e São Carlos.

Benção dos Pães

Outra tradição é a distribuição do “pão de Santo Antônio”, que acontece no dia do Padroeiro (comemorado em 13 de junho). Com missas realizadas às 7h; 10h; 12h; 16h e 19h, os pães que serão abençoados devem ser guardados nas latas de mantimento para que não falte alimento na casa.

Segundo alguns estudiosos, essa tradição teve início graças a um milagre realizado por Santo Antônio quando ainda era vivo que distribuiu aos pobres todo o pão do convento onde morava. Questionado sobre o que seria servido aos freis, ele pediu que verificassem melhor o cesto de pães, que se encontrava novamente cheio.