Paróquia celebra ‘santo casamenteiro’ com missas e bênção de pães

Um dos santos mais populares da Igreja Católica, com fama de “casamenteiro”, está sendo celebrado nesta sexta-feira (13) na comunidade em que é patrono em Marília, a Matriz Santo Antonio, no Centro.
A primeira das cinco missas previstas para o dia foi celebrada às 7h e a segunda às 10h. As demais estão agendadas para 12h, 16h e 19h30, com celebração do novo pároco, o padre Reinaldo Lima, empossado no último sábado (7).
Nas celebrações, haverá a bênçãos dos pães. Na tradição católica, os alimentos devem ser partilhados como gesto de caridade. Já o bolo de Santo Antonio será vendido pela comunidade durante o dia.
O doce deve ser comido com cuidado, pois costumam ser espalhadas medalhinhas em seu recheio. A expectativa de abocanhar a peça é maior entre pessoas solteiras que, segundo a tradição, podem ter a mesma sorte no encontro de um amor.
Quanto à chance de se casar, reza a tradição que o santo teria intervindo milagrosamente em favor de uma moça italiana, ajudando-a a conseguir o “dote” – no caso, dinheiro – para entregar à família do noivo, conforme costume da época.
Seja pela fé católica ou não, com ou sem recursos, já haviam sido celebrados 190 casamentos em Marília até fevereiro deste ano, segundo dados da Fundação Seade. Em 2024, haviam sido 184 no mesmo período.