Padre suspeito de atropelar homem é afastado e tem prisão negada
A Diocese de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) afastou o frei Gustavo Trindade dos Santos, de 37 anos, suspeito de atropelar um homem – identificado como Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos -, acusado de furtar uma igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (distante 120 quilômetros de Marília), na noite do último sábado (7).
A nota divulgada nesta terça-feira (10) afirma que o padre está “profundamente consternado e arrependido pelo trágico desfecho e conclama a todos os fiéis por orações pela vida do sr. Ângelo Nogueira, que está em recuperação na UTI da Santa Casa da cidade.”
PRISÃO NEGADA
Também ontem, a Justiça negou o pedido de prisão preventiva contra o padre feito pela Polícia Civil. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) havia recomendado o indeferimento do pedido.
O juiz Pedro de Castro e Sousa negou a prisão com o argumento de que, embora haja gravidade na conduta, a Justiça entende que o suspeito do atropelamento não oferece risco, e que os advogados estão colaborando com as investigações.
O magistrado, entretanto, concedeu a quebra de sigilo dos dados telefônicos, considerando que, até o momento, o investigado não se apresentou para ser ouvido.
CNH VENCIDA
De acordo com a Polícia Civil, o padre acusado está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há dois anos. Ele deveria ter renovado o documento em fevereiro de 2020.
Contudo, o padre deve – a princípio – responder apenas administrativamente pela CNH junto ao Detran.
CÂMERAS
O caso foi flagrado por uma câmera de segurança. As imagens mostram o momento em que um carro atinge o acusado. Após o atropelamento, o motorista dá marcha à ré, manobra e vai embora.
Novos vídeos mostram que o padre perseguiu o homem por, pelo menos, 1,4 quilômetro.
O carro usado no atropelamento – que pertence à Diocese de Ourinhos – foi encontrado pela polícia e encaminhado à perícia.
A localização do veículo teria sido informada por um dos advogados que representa o frei Gustavo. O automóvel foi recolhido no estacionamento do Colégio Dominicano, que fica nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Fátima.
O carro apresentava a parte da frente e as laterais danificadas. Três advogados que representam o frei procuraram a polícia, mas não deram informações sobre a sua localização. Ele ainda é esperado para prestar depoimento.
O caso é investigado como tentativa de homicídio e omissão de socorro. A polícia também apura o furto na secretaria paroquial, pelo qual Ângelo foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia quando receber alta do hospital.