MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 08 abr. 2016

Paciente do SUS faz cirurgia inédita na Santa Casa

por Marília Notícia
unnamed (1)

Equipe da Santa Casa de Marília

É um paciente do SUS (Serviço Único de Saúde), atendido pela Santa Casa de Marília, o primeiro paciente da região submetido a um procedimento de hemodinâmica, ou seja, sem a necessidade de cirurgia convencional, para implante de uma prótese valvar aórtica.

O dispositivo foi inserido através de técnica totalmente percutânea, realizada pela artéria femoral (região da virilha) do paciente. É a primeira vez que um serviço médico realiza o procedimento na região.

O paciente beneficiado é um homem de 80 anos, morador na cidade de Echaporã (40 quilômetros de Marília), portador de estenose aórtica grave. A cirurgia foi contraindicada pelo alto risco de complicações. A intervenção minimamente invasiva foi realizada na manhã de terça-feira (05) e a expectativa da equipe médica é que a alta nesta sexta (08).

O procedimento mobilizou a Hemodinâmica e também deixou de prontidão os cirurgiões cardíacos da Santa Casa. A equipe foi coordenada pelos hemodinamicistas Pedro Beraldo de Andrade, responsável pelo serviço local, e pelo médico visitante e professor Luiz Alberto Mattos, que atua na Rede D’Or São Luiz em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A técnica foi idealizada em 2002 na França e está em constante evolução tecnológica. É empregada sem anestesia geral (sedação consciente), através de uma punção da artéria femoral (sem cortes cirúrgicos), possibilitando uma recuperação e alta hospitalar precoces.

“Aproximadamente 30% dos pacientes com indicação de troca valvar aórtica (cirúrgica) permanecem em tratamento conservador, pelos riscos associados à técnica, sendo a idade avançada e a presença de comorbidades os principais fatores limitantes. Com isso, o prognóstico e a sobrevida acabam comprometidos”, explicou Pedro Beraldo de Andrade, coordenador da Hemodinâmica da Santa Casa.

Devido a inovação e às pesquisas envolvidas em sua concepção, os custos associados ao procedimento ainda são altos, por isso, ainda é indicado apenas a pacientes com contraindicação à cirurgia convencional. A prótese implantada em Marília tem custo de R$ 130 mil e foi obtida mediante uma doação.

“Demonstrada sua eficácia e segurança em longo prazo, com resultados comparáveis aos da cirurgia convencional, a tendência é que se amplie a indicação para pacientes de menor risco, com a possibilidade de tornar-se a técnica de eleição em um futuro próximo”, vislumbra Dr. Pedro Beraldo.

O sucesso do procedimento também foi comemorado pelo professor Luiz Alberto Mattos, que atua em um dos mais reconhecidos serviços do país. Há cerca de 10 anos, ele atuou de forma conjunta na equipe que reestrutuou a Hemodinâmica da Santa Casa de Marília.

“Tive a felicidade de participar da geração desse ‘embrião’, ao lado de outros colegas, quando trabalhamos na restruturação da unidade. Na época eu trouxe meus alunos (especialização) e hoje alguns deles estão aqui, trabalhando com excelência, oferecendo a mais alta tecnologia e qualidade, colocando a Santa Casa ao lado dos serviços de hemodinâmica das capitais e dos grandes centros do Brasil”, disse o professor.

O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, destacou a satisfação com o pioneirismo do hospital, que preserva a vocação de oferecer o melhor para os pacientes do SUS. “Não medimos esforços para empenhar tecnologia, médicos excelentes e pessoas preparadas para cumprir a nossa missão. Isso é o que a sociedade espera de nós”, afirmou o gestor.

Nova sala 

O coordenador da Hemodinâmica, Pedro Beraldo de Andrade, lembra que as equipes cardiológicas (hemodinamicistas e cirurgiões) contam com respaldo e incentivo da direção do hospital. Ele ressaltou o avanço das obras de construção da nova sala de procedimentos, que encontram-se em fase avançada.

Será instalado um novo aparelho para procedimentos minimamente invasivos, com tecnologia alemã Siemens, somando-se à estrutura já existente.  “Este investimento é fundamental para que a equipe acompanhe e esteja na vanguarda do conhecimento científico e de suas aplicações práticas, tendo como beneficiário final nossa população”, finalizou o médico.

Paciente passou pelo mesmo procedimento que o apresentador Jô Soares

Em seu programa de TV, no último dia 30 de março, o apresentador Jô Soares revelou ter passado por um procedimento para tratar uma estenose da válvula aórtica, o mesmo caso do paciente de Echaporã atendido na Santa Casa de Marília.

O artista fez a revelação durante entrevista com os médicos Pedro Lemos e Flávio Tarasoutchi. “Eles salvaram a minha vida. Posso dizer que fiquei com um coração novo”, declarou Jô.

Segundo o apresentador, o problema cardíaco começou como um sopro no coração e, com o passar do tempo, se transformou em uma estenose da válvula aórtica. Ele contou ainda que pretendia programar a intervenção para 2017, mas um dos médicos o convenceu a adiantar. “Eu perguntei se não fizesse logo o que poderia acontecer e ele respondeu: ‘morte súbita’”, arrematou Jô Soares, com o humor característico.

12974548_548187452029015_44736586438743493_n

Procedimento realizado em paciente do SUS

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie