Desde 2014, mais de 48000 artigos.
,/2020

Ovni em Marília? Aparição intriga próximo ao aeroporto

Cidade
11 de julho de 2020

Um suposto Objeto Voador Não Identificado (OVNI) foi filmado durante a madrugada deste sábado (11), nas proximidades do Aeroporto Estadual de Marília, zona Leste da cidade.

Um OVNI não é necessariamente uma nave extraterrestre, mas “qualquer objeto no céu que não foi possível descobrir de imediato sua origem natural”.

“Pode ser um drone, uma estrela, um satélite, um balão meteorológico ou até mesmo um fenômeno natural”, explica o Ministério da Justiça sobre a natureza de registros do tipo.

O órgão é responsável pelo Arquivo Nacional, onde estão armazenados mais de 700 gravações de Ovnis feitas por civis ou por integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para a autora da gravação feita em Marília, no condomínio Terras da Fazenda, trata-se de uma experiência muito intrigante.

De acordo com Maria Júlia Torrecilla, de 24 anos, o objeto luminoso circular se movia em alta velocidade e parecia estar interagindo com ela e seus amigos, que ficaram bastante intrigados durante o ocorrido, por volta das 5h.

Eles teriam percebido a presença do Ovni após um ruído muito alto e também relataram ter visto alguns flashes no céu.

“Ouvimos um barulho muito forte e um amigo olhou para o céu e viu essa luz, que não era estrela, nem avião. Peguei meu celular e dei zoom, estava girando muito rápido. Consegui ver uma bola no meio com algo em volta”, detalhou Maria Júlia.

Especialistas

O Marília Notícia enviou o vídeo para José Carlos Figueiredo, meteorologista e coordenador de operações do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru (distante 118 quilômetros).

A reportagem questionou se poderia ser uma espécie de balão meteorológico ou algum fenômeno meteorológico raro.

“Não tem nada a ver com meteorologia. Você têm dois caminhos, ligar para a FAB ou para o pessoal da astronomia. Na internet tem reportagem sobre um meteoro que apareceu no Hemisfério Norte, recentemente, o C2020 F3. Pode ser isso”, comentou Figueiredo.

Já o presidente do Sistema Astronômico de Marília tem uma opinião diferente. Ele afirma que a princípio “não dá pra se ter uma análise mais apurada, entretanto me parece inicialmente a luz solar refletindo em algum objeto tipo ‘balão’, mas pode ser também algum tipo de drone especial”.

De acordo com ele, não pode ser o meteoro C2020 F3, pois no momento ele só pode ser visto do hemisfério Norte.

A reportagem conversou com fontes do Aeroporto de Marília, que fica nas proximidades do local em que as imagens foram feitas.

A informação é de que os equipamentos e radares aeronáuticos não identificaram nenhuma anormalidade no espaço aéreo local durante a madrugada.

O MN apurou que talvez se trate da  Estação Espacial Internacional, que pôde ser vista do hemisfério Sul durante esta sexta-feira. As imagens foram enviadas pela reportagem para a FAB com o objetivo de análise, mas ainda não houve um retorno.

***

Nota: Veja a atualização do caso, clicando aqui.