Onde procurar ajuda médica para crianças na madrugada?
Marília enfrenta desafios noturnos quando o assunto é atendimento pediátrico. Muitos pais não sabem para onde correr com os filhos em uma necessidade médica. É fundamental conhecer as opções disponíveis e os caminhos a seguir após o horário comercial, para não perder tempo com longos deslocamentos.
Atualmente, Marília conta com duas opções de atendimento pediátrico SUS (Sistema Único de Saúde) 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Esses serviços estão disponíveis no Pronto Atendimento (PA) da zona sul e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte.
As duas unidades municipais estão sob a gestão da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU). São dois pediatras atendendo na UPA e dois atendendo no PA, de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana.
No início do ano, a cidade viveu um grande desafio, com aumento considerável na demanda, com pais e filhos tendo que esperar várias horas para um atendimento. A contratação de novos profissionais e a reorganização do trabalho resolveu a situação. Hoje o atendimento de emergência é considerado satisfatório por quem precisa de um médico pediatra no serviço público.
Já o Hospital Beneficente Universitário (HBU) não é mais porta de entrada para atendimento pediátrico, recebendo somente pacientes de 14 anos em diante. Contudo, o local conta com o Centro Pediátrico ‘Professora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva’, que está ajudando a desafogar o atendimento na rede municipal de saúde.
Contando com 12 leitos de internação, sendo oito ambulatorial e quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o centro incorporou ainda os 14 leitos para UTI Neonatal e vem mantendo ocupação média de 90% desde que foi entregue, em maio.
Novos leitos foram pactuados com a Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de atender a demanda crescente nos últimos meses. Os casos atendidos pelo HBU são encaminhados pelo PA da zona sul e UPA da zona norte.
A Santa Casa de Marília faz o atendimento médico pediátrico, para convênios e particulares, diariamente, das 7h às 23h.
Uma alternativa para os pais de crianças é o Pronto Med, mas apenas para as pessoas que possuem o convênio médico com a Unimed. O local se destaca ao oferecer atendimento pediátrico ininterrupto, 24 horas por dia.
Essa disponibilidade contínua é crucial para pais que se veem diante de situações de emergência durante o período noturno, quando a busca por ajuda pode ser mais desafiadora e preocupante.
HOSPITAL MATERNO INFANTIL
Vale ressaltar que casos mais graves têm sua rota direcionada para o Hospital Materno Infantil (HMI), que faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC Famema), garantindo o acesso a uma gama maior de especialidades pediátricas e recursos necessários para lidar com condições mais complexas.
O HMI é referência em toda a região. São 62 municípios que fazem parte do Departamento Regional de Saúde 9, das microrregiões de Marília, Assis, Ourinhos, Tupã e Adamantina. São 101 leitos e 37 pediatras atuando na unidade.
O Materno Infantil conta com oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito leitos de UCI (berçário), sete leitos UTI Ped, 24 leitos de enfermaria pediátrica, 20 leitos de maternidade (alojamento conjunto), 10 leitos de ginecologia, seis leitos Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, 12 leitos de pronto-socorro infantil e seis leitos de pronto-socorro da mulher.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 5.016 atendimentos de urgência e emergência pediátrica na no HMI, sendo 439 em janeiro; 540 em fevereiro; 666 em março; 555 em abril; 666 em maio; 564 em junho; 472 em julho; 540 em agosto e 574 em setembro.
Já sobre o novo hospital que está sendo construído, o HC Famema informou que a obra da nova unidade está dentro do cronograma, com previsão de entrega para o último quadrimestre de 2024. Na fase atual, as equipes trabalham na parte estrutural da unidade, com construção da laje e instalação de encanamento para gases medicinais.
O Hospital da Criança e da Mulher contará com 220 leitos, distribuídos por cinco andares e possibilidade de ampliação no futuro. Serão dez mil metros quadrados de área construída, para atendimento de todas as necessidades dos pacientes. As obras tiveram início em agosto e o prazo para conclusão da construção é de 720 dias.
FLUXO DE ATENDIMENTO
Antes de decidir onde buscar atendimento noturno, é preciso entender a gravidade da situação. Em casos de emergência, os pais podem ligar para o telefone 192 do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), para receber orientações e suporte imediato.
Um atendimento de emergência é quando o paciente, adulto ou criança, necessita de assistência médica imediata, pois a situação implica em um risco iminente de morte. Já o atendimento de urgência, é quando o paciente não apresenta risco de morte iminente, mas que pode evoluir para complicações mais graves.
Por isso, o atendimento de emergência e urgência pediátrica é aconselhado quando não há como esperar por uma consulta agendada com o pediatra.
Para o acompanhamento ideal para a saúde da criança é recomendado passar por consultas periódicas, conforme orientações do Ministério da Saúde e do médico. Assim é possível avaliar a criança de forma geral, focar em condutas e tratamentos certos para cada situação.
TAXA DE MÉDICOS
A taxa de médicos por mil habitantes em Marília é bem maior do que média nacional e estadual. No município são 5,04 médicos a cada mil habitantes, enquanto no Brasil são 2,65 e em São Paulo 3,70. Os dados municipais são do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total, de acordo com o levantamento, são 1.177 médicos em atuação em Marília, sendo que 968 destes atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 209 são exclusivamente particulares, sendo que a cidade conta com 148 pediatras.
Entre os pediatras de Marília, 130 atendem pelo SUS (87,8%), enquanto 18 apenas no particular (12,2%).
Em Bauru, segundo mesmo levantamento, são 111 pediatras, sendo que 72 atendem pelo SUS (64,9%), enquanto 39 atendem apenas pacientes particulares (35,1%).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza 17 pediatras para cada 100 mil habitantes. Marília conta com 62,4 pediatras a cada 100 mil habitantes.
De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Marília, a cidade conta com 18 pediatras e um cardiologista pediátrico, atendendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cascata (Rua Cláudio Manoel da Costa, nº 43), São Judas (Rua Ribeirão Preto, nº 510), Nova Marília, que inclui o período noturno (Avenida Mem de Sá, nº 360-A), Castelo Branco (Rua Adamantina, nº 15), Planalto (Rua Gildo Bonato, nº 207), Santa Antonieta (Rua Professora Berta de Camargo Vieira, nº 595), Alto Cafezal (Rua Paes Lemes, nº 850) e Chico Mendes (Rua Amador Bueno, nº 1085), além do Serviço de Assistência Especializada (SAE) Maria Angélica.
O PA da zona sul funciona na rua Antônio Pereira da Silva, nº 288, Vila Hípica Paulista. A UPA da zona norte atende pacientes na rua João Caliman, nº 110, no Parque das Nações. As duas unidades funcionam 24 horas por dia.
O Pronto Med está localizado na avenida Sampaio Vidal, nº 1.125, no Centro. O HMI está localizado na mesma avenida Sampaio Vidal, nº 42.
A Santa Casa atende na avenida Vicente Ferreira, nº 828. Já o HBU está localizado na rua Doutor Próspero Cecílio Coimbra, nº 80, no Jardim São Gabriel, no Campus Universitário.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!