MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 06 dez. 2022

Sexo desprotegido faz crescer número de ISTs em Marília

por Michele Correia

SAE oferece tratamento para os casos de hepatite e HIV; casos de sífilis são tratados nas unidades de saúde (Foto: Divulgação)

Aparentemente, a população com vida sexual ativa vem se cuidando cada vez menos em Marília. Isso porque, de 2020 pra cá, o número de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) vem crescendo ano a ano.

Em 2022, já são 169 casos de sífilis adquirida, contra 119 no mesmo período do ano passado, e 57 no mesmo período de 2020.

Outras doenças, como a sífilis em gestantes, e a hepatite, também têm crescido. No caso da sífilis em gestantes foram registrados 79 casos esse ano. No mesmo período do ano passado, eram 45, mais do que o dobro de 2020, quando foram registrados 21 casos. Já os números de hepatite subiram de 4 em 2020, para 9 em 2021, e chegaram a 15 esse ano.

Segundo o médico do Ambulatório de Infectologia dos Serviços de Assistência Especializada (SAE), Amin Ibn Chahrur, uma série de fatores pode estar contribuindo para o aumento de casos de ISTs.

“O primeiro é a não proteção, o não uso de preservativos durante as relações, que é um fator determinante. O preservativo continua sendo um método de contenção de barreira muito eficaz, e nós estamos percebendo que não está havendo uma utilização adequada e eficaz. O segundo motivo é que os sintomas das ISTs mais comuns, e vou incluir a sífilis, como a mais comum e que está aumentando bastante, são sintomas muito incipientes – são sintomas muito iniciais, discretos, e que desaparecem num primeiro momento instantaneamente, o que não significa que houve cura ou remissão da doença. Acho que são esses dois fatores, associados ao receio da Covid, de você ir a uma unidade de saúde e ter contato com alguém positivo com Covid, tudo isso contribui para que ocorra uma infecção maior”, afirma.

Ele ainda salienta sobre a importância dos testes rápidos, com resultados em até vinte minutos, para que as doenças possam ser tratadas de forma adequada. “Nós estamos procurando conscientizar da importância dos testes, em dez ou vinte minutos você já tem o resultado para sífilis, hepatite e HIV”, conclui o médico.

Amin Ibn Chahrur acredita que diversos fatores têm contribuído para o aumento de casos (Foto: Divulgação)

SÍFILIS

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum. Os sintomas às vezes são discretos e a procura tardia por tratamento pode causar complicações graves.  A doença tem cura e o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A principal forma de prevenção é o uso do preservativo em todas as relações sexuais (anal, oral e vaginal).

Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, a fim de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê. A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante.

Se não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e órgãos como olhos, pele e ossos. Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com cada estágio da doença, começando com uma ferida no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), denominada de “cancro”. Depois, podem aparecer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

O não tratamento da sífilis pode ocasionar várias outras doenças e complicações, inclusive a morte.

HEPATITE

A Hepatite B, doença sexualmente transmissível, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Por conta disso, muitas vezes a doença é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Tais sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas da doença.

O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue específico.

COMO PREVENIR

Usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 2
    Após luta pela vida, motoboy deixa UTI dois meses depois de acidente em Marília
  • 3
    Engavetamento com quatro veículos trava a rodovia SP-294 em Marília
  • 4
    Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília

Escolhas do editor

COPA PAULISTA
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em MaríliaFederação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
POLÍTICA
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos DeputadosEmpresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
AGOSTO LILÁS
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídioMarília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
IDEB
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensinoMarília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino

Últimas notícias

Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
MN TV: Pastel de ovo mantém viva tradição no Mercado Municipal de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie