Nomeações ‘antecipam’ fusão administrativa de Vinicius na prefeitura
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) preencheu quase todos os cargos ainda vagos no primeiro escalão de seu governo municipal. As nomeações foram oficializadas por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Município de Marília (Domm).
Três secretários passaram a acumular funções em outras pastas por designação do prefeito. O titular da Fazenda, Rafael Rastelli Barbosa, também responderá pela Secretaria de Planejamento Econômico.
Sandra Roim, nomeada para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, agora acumula o comando da pasta de Direitos Humanos. Já Mário Rui Andrade de Moura passou a responder tanto pela Secretaria de Limpeza e Serviços quanto por Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fusões antecipam reforma administrativa
As fusões de comandos nas secretarias antecipam uma reforma administrativa que será enviada por Vinicius à Câmara Municipal. Segundo apuração do Marília Notícia, pastas agregadas a outras poderão ser reclassificadas como diretorias.
Esse é o caso da Secretaria de Suprimentos, responsável pelas licitações, que segue sem titular e pode ser transformada em diretoria na reestruturação.
Duas secretarias ainda aguardam a posse de titulares já anunciados. Cilmara Carreiro Piza (Educação) e Leonardo Sanches Mascarin (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) são servidores estaduais e dependem de cessão pelo governo paulista para assumirem os cargos.
Mudanças na Amae dependem de alteração no estatuto
Conforme o MN já havia informado, o presidente anunciado por Vinicius para a Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae), Fernandes Baratela (Republicanos), só poderá assumir o cargo após alteração do estatuto da entidade.
Pela redação atual, o presidente, João Carlos Polegato, tem mandato de quatro anos, a vencer em 2028. A alteração precisa da aprovação de proposta de lei complementar a ser enviada pelo Executivo à Câmara Municipal.