MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 11 ago. 2023
QUEDA DE BRAÇO

Nascimento recorre ao TJ para tentar evitar homenagem para advogados

Nascimento havia suspendido a sessão por conta de uma rixa política com o advogado Alysson Alex, mas Justiça determinou a realização da sessão.
por Marcelo Martin

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Eduardo Nascimento (PSDB), ingressou com um recurso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para não realizar a sessão solene em homenagem ao ‘Dia do Advogado’. A celebração está marcada para hoje (11), às 20h, no plenário do Legislativo municipal, porém, não consta mais na agenda do site oficial da Casa.

Nascimento havia suspendido a sessão por conta de uma rixa política com o advogado Alysson Alex, um dos homenageados da noite. Contrariado com o jogo de Nascimento, o vereador Sérgio Nechar (PSB), autor da indicação de Alysson, ingressou com um mandado de segurança na Justiça e obteve decisão favorável.

Agora, o chefe do legislativo municipal tenta reverter a decisão. “Requer, facultativamente, que o Douto Juiz Monocrático, diante do juízo de retratação que lhe é peculiar, por ocasião do recebimento da cópia desse Agravo com os documentos que o instruíram, reforme a decisão proferida, por ser medida de direito e de justiça”, pede Nascimento.

O presidente da Câmara quer ainda que as partes sejam intimadas para responder ao agravo que ingressou.

ENTENDA

Alysson, que atua como assessor especial de Governo da Prefeitura de Marília, vice-presidente do MAC e também é presidente do PL municipal, recebeu o convite para homenagem do vereador Sérgio Nechar (PSB).

Na tentativa de barrar Alysson, o presidente do legislativo teria notificado os outros vereadores com a informação de que seu rival estaria impedido de ingressar no recinto da Câmara. O político pediu ainda para que Nechar mudasse o nome do homenageado.

Na decisão sobre o pedido de Nechar, o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública, concedeu a tutela de urgência, sustando os efeitos da deliberação de Nascimento, e permitindo que Alysson Alex possa ingressar normalmente na Câmara para receber a homenagem.

A sessão solene havia sido designada por meio do requerimento nº 125/2023, de autoria do vereador Marcos Custódio (Podemos), e aprovada em deliberação no plenário da Câmara anteriormente.

Cada parlamentar e a OAB tem direito a indicar profissionais que vão receber a homenagem.

“Não se concebe que, agora, às vésperas da sessão solene anteriormente designada, a eminente autoridade impetrada (Nascimento) cancele a homenagem ao ‘Dia do Advogado’ de forma unipessoal. Necessária, aqui, a observância da regra de paralelismo das formas. Afinal, o cancelamento monocrático debatido estaria a ensejar o descumprimento de deliberação votada em Plenário e aprovada, sem ressalvas, por todos os vereadores marilienses”, afirma o juiz em sua decisão.

Cruz entendeu que seria necessário que o cancelamento também fosse submetido à deliberação do plenário da Câmara de Marília.

O caso representa mais uma derrota política para o já desgastado presidente da Câmara, Eduardo Nascimento.

“Viva os advogados! Viva a advocacia mariliense”, comemorou Alysson Alex após a decisão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista alcoolizado deixa dois jovens feridos na SP-294 em Marília
  • 2
    Soldador suspeito de abusar da enteada reage com violência e acaba preso
  • 3
    Justiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
  • 4
    PAT de Marília oferece 30 vagas de emprego com salários de até R$ 2,8 mil

Escolhas do editor

PODER JUDICIÁRIO
Justiça pronuncia a júri popular delegado marilienseJustiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
Justiça pronuncia a júri popular delegado mariliense
OPINIÃO
Quem lucra com a proibição das sacolas?Quem lucra com a proibição das sacolas?
Quem lucra com a proibição das sacolas?
MÍDIA
Anatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de MaríliaAnatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de Marília
Anatel cassa autorização de operação da Rádio Diário FM de Marília
CLIMA
Marília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvasMarília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvas
Marília inicia semana de sol e tempo firme, sem previsão de chuvas

Últimas notícias

Poupança tem entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em junho, aponta Banco Central
Donald Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%
‘As pessoas que não estão no poder não sabem como a gestão da Cultura é difícil’, diz Taís
Motorista alcoolizado deixa dois jovens feridos na SP-294 em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie