MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 02 ago. 2022

Nasa divulga nova imagem de galáxia ‘Roda de Carro’

por Agência Estado
O formato peculiar da “Galáxia Roda de Carro” chama a atenção e, agora, os cientistas têm mais informações sobre o agrupamento estelar. As novas imagens divulgadas nesta terça-feira, 2, pela Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos, mostram as mudanças ocorridas na galáxia ao longo de bilhões de anos e indicam como ela será no futuro. Trata-se de mais um registro inédito do telescópio espacial James Webb.

As imagens apontam que a “Galáxia Roda de Carro” está em um processo de transição. Antes uma galáxia espiral como a Via Láctea, ela surgiu a partir da colisão em alta velocidade com outra menor, que transformou suas formas e estruturas. Agora, ela ostenta dois anéis que se expandem para fora do centro de colisão e um buraco negro, e deve continuar se modificando.

A cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra, a “Roda de Carro” fica localizada na constelação Escultor e recebe dos astrônomos a definição de galáxia em anel, que é menos comum que as espirais. Em seu núcleo, há uma grande quantidade de poeira quente e, nas áreas mais brilhantes da imagem, estão aglomerados de estrelas jovens. No anel externo, novas estrelas se formam com a sua expansão.

Até o momento, a grande quantidade de poeira dificultava a percepção de detalhes da galáxia. Por isso, registros como os feitos pelo telescópio Hubble não conseguiam análises mais aprofundadas. O diferencial do telescópio espacial James Webb, lançado ao espaço no fim do ano passado e que integra um programa internacional liderado pela Nasa em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense, é sua capacidade de detectar luz infravermelha. Com o equipamento chamado de Near-Infrared Camera (NIRCam), é possível ver mais estrelas, que não ficam tão escondidas pela poeira espacial.

Para especialistas, a divulgação das imagens captadas pelo James Webb inaugura uma nova era da Astronomia e mostra o potencial do observatório em ajudar a responder a alguns mistérios da Física e da Biologia, além de incentivar outras missões de grande porte.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Engavetamento com quatro veículos trava a rodovia SP-294 em Marília
  • 2
    Mulher tem a casa arrombada, é ameaçada, agredida e estuprada em Fernão
  • 3
    Imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 4
    Preso por matar jovem no Montana, mecânico já havia atacado mototaxista com foice em Marília

Escolhas do editor

COPA PAULISTA
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em MaríliaFederação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
POLÍTICA
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos DeputadosEmpresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
AGOSTO LILÁS
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídioMarília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
IDEB
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensinoMarília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino

Últimas notícias

Bebê morre atropelado após ser atingido por veículo em Lins
Lei Maria da Penha completa 20 anos de sanção entre avanços e obstáculos
Sobrecarga doméstica expõe mulheres à violência, dizem especialistas
Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie