MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 20 mar. 2018

Mutirão de Limpeza recolhe 226 toneladas na zona Sul

por Amanda Brandão

Mutirão de Limpeza recolhe 226 toneladas na zona sul e chega à região leste. (Foto: Júlio César de Carlis)

A força-tarefa da Prefeitura de Marília com a população, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente/Limpeza Pública e Saúde, confirmou a remoção de 226 toneladas de materiais inservíveis em três dias de coleta no Mutirão de Limpeza 2018. O saldo é referente aos bairros da zona sul. Na manhã desta terça-feira (20) o trabalho começou na zona leste, que será atendida até amanhã (21).

O material está sendo levado para uma área cercada, com a devida segurança, na zona oeste da cidade. Conforme explica o secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, a escolha foi criteriosa e os resíduos (secos e não contaminantes) ficarão temporariamente no local, com rápida destinação final.

A população deve participar do mutirão, colocando em frente às casas, móveis velhos, latas, garrafas, objetos de plástico e madeira, além de outros materiais que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

O mutirão não recolhe galhos, entulhos de construção, resíduos que provém de podas e jardinagem e materiais orgânicos em geral. Para estes objetos, é necessário o serviço de caçamba ou o uso da coleta domiciliar de rotina, conforme o tipo de material.

PROGRAMAÇÃO

O mutirão começou no dia 15 (quinta-feira) e só termina em 28 de março. Concluída a etapa da zona leste nesta quarta, a partir de quinta (22) a força-tarefa segue para a região oeste, onde fica até o dia 24.

O encerramento será na zona norte, entre os dias 26 e 28, exceto no domingo. Já está sendo preparada a ação para os distritos. Padre Nóbrega (sede do distrito e bairros adjacentes) deve ser o primeiro, já no mês de abril.

RESULTADOS

Além do combate ao Aedes Aegypti, com consequente redução nos casos de dengue e de controle de doenças como Zika e Chikungunya, a limpeza dos imóveis também favorece o controle de diversas pragas urbanas.

A limpeza também inibe outros vetores, como o mosquito palha (transmissor da leishmaniose) e afasta animais como ratos, que dissemina na urina a bactéria da leptospirose. Ambiente limpo desfavorece ainda as baratas, capazes de transportar bactérias nocivas ao homem.

Em geral, as pragas urbanas fazem parte do ciclo de alimentação de outros animais, incluindo os peçonhentos. Por isso, com o combate à sujeira, a população e o Poder Público estão combatendo diversas ameaças à saúde a ao meio ambiente.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie