MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 05 ago. 2015

MP responsabiliza Vinicius por omissão no combate à dengue

por Marília Notícia
Edio-Junior-37

Velório de uma das vítimas da dengue em Marília (Foto: Edio Junior)

O MP (Ministério Público), por meio do Promotor de Justiça da Saúde, Isauro Pigozzi Filho, ingressou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito Vinícius Camarinha (PSB) e o ex-secretário da Saúde Luiz Takano. O pedido aponta que eles foram omissos quanto ao cumprimento do Plano de Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, atentando contra os princípios da Administração Pública da legalidade, moralidade administrativa e eficiência.

Segundo a petição, em outubro de 2014 o Ministério Público tomou conhecimento por meio da declaração de um munícipe de que mais de 20 pessoas nas imediações de sua residência haviam contraído dengue. Procurada, a Prefeitura alegou que não tinha recursos para fazer a nebulização. Por causa disso, o MP instaurou um inquérito civil.

Diante da epidemia, o MP solicitou à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) informações a respeito da situação. Em resposta, foi pontuado que desde janeiro de 2014 a Sucen propôs formalmente à Prefeitura a reformulação das ações de controle da dengue no município, mas a proposta foi aceita apenas em novembro. Com isso, diante da situação de emergência, que deveria ter sido decretada em outubro de 2014 pela Prefeitura, a Sucen deu apoio operacional à administração de Camarinha, que realizou de 18 de novembro a 05 de dezembro de 2014 a inspeção de alguns bairros da cidade.

No dia 09 de fevereiro de 2015 foi realizada reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Marília, o Diretor do Departamento Regional de Saúde -DRS IX- Marília, o Diretor de Zoonose de Marília, a Sucen, os responsáveis pela Vigilância Epidemiológica Estadual e Vigilância Sanitária Municipal e o Procurador do Município de Marília. Na ocasião foi informado que o município ingressou em situação de emergência.

Com a situação de emergência, a Prefeitura contratou empresa terceirizada, que forneceu mão-de-obra para nebulização com apoio da Sucen, mas a doença permaneceu. Diante da inexistência de equipes exclusivas para o combate à dengue e do não cumprimento da exigência de número mínimo de agentes por quantidade de habitantes, o MP buscou mais informações.

Para agravar a situação, o Plano de Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue estabelece que “a quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e da organização da rede de serviços de saúde”. E mais, que “a rede de serviços de saúde deve ser organizada para garantir acesso de qualidade em todos os níveis de atenção, de maneira a atender a comunidade, seja em período epidêmico ou em não epidêmico. A organização da rede de serviços, incluindo as ações de controle vetorial, é fundamental para a redução da letalidade por dengue”.

Em recente inspeção do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – CREMESP realizada nos meses de abril e maio de 2015 nas UBSs Nova Marília, Castelo Branco, Chico Mendes, Costa e Silva, JK, Santa Antonieta, Planalto, Alto Cafezal, São Judas, Bandeirantes, São Miguel e Cascata foi pontuado que as unidades se encontram em péssimas condições de manutenção predial, não contando com os ambientes mínimos necessários para que se possa estabelecer um fluxo operacional adequado, com dimensões de diversas salas, não obedecendo ao mínimo exigido.

Embora tenha havido informação de que realizaram o atendimento da epidemia da dengue, contudo, estas unidades não estavam preparadas para acolher a demanda e muitas vezes os munícipes iam embora sem o devido atendimento em virtude da lotação, recorrendo a farmácias em busca de medicamentos e repelentes.

De acordo com o MP “o Plano de Diretrizes Nacionais ressalva que a morte por dengue é evitável, mas os gestores municipais, mesmo sabendo do aumento do índice larvário, omitiram-se na preparação do que estava por vir, deixando de equipar suas unidades de saúde e de decretar a situação de em emergência no momento oportuno, tardando em estabelecer o comitê de crise e polos específicos para o atendimento da população, que sofreu todo o impacto da epidemia”.

O órgão ainda aponta que “as advertências e orientações da Sucen foram pontuadas formalmente e a responsabilidade pelas consequências da inércia e ineficiência do Poder Público Municipal é do gestor, representado pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário Municipal de Saúde por ele indicado neste período, haja vista o poder de decisão administrativa destas autoridades”.

Dessa forma, o MP pede que a Justiça obrigue a Prefeitura a disponibilizar agentes comunitários de saúde e/ou agentes de controle de endemias ou terceiros em quantidade compatível com o número de imóveis existentes na cidade, de acordo com o Plano de Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, que prevê um agente para cada 1.000 imóveis, ou seja, a manutenção de, pelo menos, 85 agentes em atividade efetiva e exclusiva ao combate à dengue; e a condenação solidária do prefeito e do ex-secretário de Saúde às penas de perda das funções públicas, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor das remunerações percebidas pelos agentes e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos.

Lado da Prefeitura

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura alegou que “a epidemia de dengue foi nacional e atingiu, neste ano, um em cada quatro municípios brasileiros. Além disso, mais de 90% dos municípios paulistas registraram a incidência de casos da doença”.

A administração municipal também comentou que não foi citada oficialmente sobre esta ação, “mas, informa que adotou todas as medidas de prevenção e combate à dengue, além de disponibilizar também toda a assistência médica aos pacientes que tiveram a doença na cidade”.

Prefeito-Vinicius-acompanha-a-vistoria-dos-agentes-de-saúde-foto-01

Depois de muitas mortes, prefeito faz ação de combate à dengue (Foto: Wilson Ruiz)

Fonte: Matra

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Engavetamento com quatro veículos trava a rodovia SP-294 em Marília
  • 2
    Mulher tem a casa arrombada, é ameaçada, agredida e estuprada em Fernão
  • 3
    Preso por matar jovem no Montana, mecânico já havia atacado mototaxista com foice em Marília
  • 4
    Imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília

Escolhas do editor

COPA PAULISTA
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em MaríliaFederação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
POLÍTICA
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos DeputadosEmpresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
AGOSTO LILÁS
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídioMarília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
IDEB
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensinoMarília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino
Marília avança e atinge nota 7,1 na rede municipal de ensino

Últimas notícias

Bebê morre atropelado após ser atingido por veículo em Lins
Lei Maria da Penha completa 20 anos de sanção entre avanços e obstáculos
Sobrecarga doméstica expõe mulheres à violência, dizem especialistas
Lei amplia punição a crimes sexuais online contra crianças; entenda

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie