Moradores revoltados colocam lixo no meio da rua
Moradores do Jardim Damasco, na zona sul de Marília, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (29) devido a falta de coleta de lixo no bairro.
Vários sacos foram tirados das lixeiras e colocados no meio da via pública, na esquina da rua México com a rua Sebastião Inocêncio de Oliveira.
O local fica nas proximidades de um posto de Saúde e as centenas de sacolas de lixo chegaram a impedir o trânsito no local. “Sou morador do bairro. Há quase dez dias não é feita coleta”, disse Agnaldo Fernandes, que reside nas proximidades.
“Os moradores do Jardim Damasco já não aguentam mais a situação e resolveram fazer uma manifestação pacífica. Em breve outros moradores vão aderir”, disse outro morador do bairro. Vários cidadãos se reuniram no local e aprovaram o protesto.
Uma mulher identificada apenas como Carmem, moradora do Costa e Silva, disse que seu bairro também está na mesma situação. Ou seja, quase dez dias sem coleta.
“Pouca vergonha. O povo está vindo passar o ano novo em Marília e encontra uma cidade cheia de lixo”, disse um leitor do Marília Notícia.
HISTÓRICO
O problema da coleta de lixo em Marília continua e sacolas se acumulam por pontos diversos da cidade e até mesmo de seus distritos. A precariedade no serviço já contabiliza quase três meses e afeta a vida da população.
Até porcos já foram vistos comendo lixo pela cidade. Mais de uma vez. [leia aqui]. A crise estourou logo após as eleições de outubro e ainda não foi sanada.
Nesse período, Marília também voltou a ter lixão, algo proibido no Brasil desde 2012 e por isso se acumula multas milionárias anunciadas pelo Ministério Público e Cetesb. [leia aqui] e [aqui].
Nas últimas semanas, o MN recebeu inúmeros relatos do problema.
Alguns episódios marcaram a crise do lixo. Moradores chegaram a fazer uma “árvore de Natal” de lixo em protesto. Em outro caso um homem se revoltou e jogou lixo na Prefeitura.
Na terça-feira (27) a Câmara autorizou a Prefeitura a parcelar uma dívida de aproximadamente R$ 9 milhões com a empresa responsável pela coleta de parte do lixo da cidade.
No entanto, a aprovação do projeto de lei não muda muita coisa. Ainda é preciso que as partes envolvidas aceitem os termos da negociação.
OUTRO LADO
Na quarta-feira (28) a administração municipal informou que “a coleta está sendo feita em todas a regiões para atender a demanda de lixo acumulado e até amanhã o problema deve ser resolvido”.
Veja abaixo o vídeo gravado por um morador do Jardim Damasco.