Monte Azul ameaça paralisar coleta de lixo em Marília por falta de pagamento
A Monte Azul Ambiental, responsável por parte da coleta de lixo em Marília, ameaça interromper a prestação de serviços na cidade nesta sexta-feira (20) com a alegação de atrasos em pagamentos pela Prefeitura. A administração municipal garante que a coleta continuará normalmente.
“A direção da Monte Azul Ambiental informa que poderá suspender, a partir do dia 20 os serviços de coleta de resíduos domiciliares em Marília, caso a Prefeitura não pague as faturas vencidas há mais de 90 dias”, diz a empresa.
A declaração consta em posicionamento oficial dado em resposta ao Marília Notícia via assessoria de imprensa da empresa na manhã desta quinta-feira (19).
“O atraso dos pagamentos tornou insustentável a manutenção das equipes de trabalho e da logística”, diz a Monte Azul.
“Informamos que a direção da Monte Azul está em negociação com a Prefeitura para tentar o pagamento, mesmo que parcelado, para evitar a interrupção do serviço de coleta em aproximadamente 50% do perímetro urbano de Marília”, completa a nota.
Antes da resposta oficial, a reportagem havia conversado com funcionários do departamento administrativo da empresa.
Foi apurado que desde quinta-feira (18) cerca de 40 trabalhadores já estavam de aviso prévio e a paralisação dos serviços era tida como certa. Sobre rumores de atrasos salariais aos seus funcionários, a Monte Azul nega e garante que estão em dia.
O representante da Monte Azul em Marília foi chamado com urgência para reunião com o alto escalão da administração municipal nas primeiras horas desta quinta.
A Monte Azul também é responsável pelo transbordo do lixo coletado para aterros sanitários localizados fora do município. No entanto, sobre esse contrato nada foi dito pela empresa, apenas sobre a possibilidade de paralisação da coleta residencial.
Desde março deste ano tramita uma ação da Monte Azul contra a Prefeitura de Marília na Vara da Fazenda pública, envolvendo R$ 8.456.202,60 em valores supostamente devidos.
O comunicado feito pela Monte Azul ao MN, onde consta a ameaça de paralisação do serviço, é preocupante. No final de 2016 após o período eleitoral, nos últimos meses do governo Vinícius Camarinha (PSB), a cidade sofreu com o mesmo problema: a interrupção da coleta de lixo por parte da empresa devido a atrasos em pagamentos.
A limpeza pública entrou em colapso e até porcos foram vistos comendo restos de comida em sacos espalhados pela via pública.
Outro lado
O setor de comunicação da Prefeitura garante que o serviço prestado pela empresa não será paralisado. Veja abaixo o que diz nota divulgada sobre o assunto.
“A Prefeitura de Marília através da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública informa que a coleta de lixo por parte da empresa Monte Azul não sofrerá paralisação, ela seguirá normalmente de acordo com o cronograma já estipulado pela secretaria”.