MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
sáb. 15 fev. 2020

Ministro que salvou Camarinha é citado em delação de Cabral

por Carlos Rodrigues

 

Napoleão Nunes Maia Filho também se notabilizou pelo voto que absolve a chapa Dilma-Temer (Foto: Divulgação)

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi citado na delação premiada do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, nos episódios que vêm sendo chamados de Lava Toga.

A informação é da revista Cruzoé desta semana, em reportagem que coloca em evidência o ministro que acolheu recurso e absolveu da cassação de mandato o ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) em 2017.

Conforme o Marília Notícia mostrou na época, o então deputado estadual respondeu por abuso de poder econômico e de meios de comunicação, após a campanha eleitoral de 2014.

São, inclusive, os mesmos crimes eleitorais que Abelardo agora responde em outro processo, cometidos em suposto benefício do filho – Vinícius Camarinha (PSB) – nas eleições de 2016.

Vitória com Napoleão

No julgamento do recurso , o ministro Napoleão Filho atestou que “os elementos trazidos aos autos não endossam um juízo de existência de financiamento do jornal pelo recorrido [Abelardo Camarinha] de forma a dar força desproporcional à candidatura e comprometer a igualdade da disputa e a legitimidade do pleito”.

Para o membro do TSE, “à míngua da base empírica concreta, não merece prosperar a irresignação”, ou seja, não há provas suficientes contra o então deputado.

A denúncia foi apresentada pelo ex-presidente da Câmara de Marília e adversário direto de Camarinha na eleição de 2014 à Assembleia, Eduardo Nascimento.

Lava Toga

As delações do ex-governador Sérgio Cabral provocaram baixas na Assembleia Legislativa do Rio e, principalmente, no TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado). Agora, conforme revelações da revista, atingem o alto escalão do judiciário em Brasília.

Ainda conforme a reportagem de capa da Crusoé , que afirma ter obtido acesso exclusivo ao texto da delação, o ex-governador cita relação de favorecimento de Napoleão Filho, a partir da contratação do filho de outro ministro, em um escritório de advocacia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie