MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
seg. 23 fev. 2026
ECONOMIA

Mercado reduz previsão da inflação para 3,91% este ano

Estimativa para o PIB é 1,82% em 2026
por Agência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – referência oficial da inflação no país – passou de 3,95% para 3,91% em 2026. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (23), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,5% para os dois anos. Pela sétima semana seguida, a previsão para a inflação de 2026 foi reduzida e se mantém dentro do intervalo da meta para a variação de preços que deve ser perseguida pelo BC.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Luz e gasolina

Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Taxa Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não mexeu nos juros pela quinta vez seguida na última reunião, no fim de janeiro.

A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.

A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi reduzida nesta edição do Boletim Focus – de 12,25% ao ano para 12,13% ao ano até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

Juros

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano passou de 1,8% para 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025 a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo IBGE como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para 3 de março.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando alcançou 4,8%. A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,45 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Leia mais

POLÍTICA
Movimento Acorda Brasil organiza ato em Marília para o dia 1º de marçoMovimento Acorda Brasil organiza ato em Marília para o dia 1º de março
Movimento Acorda Brasil organiza ato em Marília para o dia 1º de março
REGIÃO
Três são presos em dois casos de tráfico de drogas na regiãoTrês são presos em dois casos de tráfico de drogas na região
Três são presos em dois casos de tráfico de drogas na região
ARRECADAÇÃO
Receita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeiraReceita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeira
Receita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeira
MANIFESTAÇÃO
Toffoli admite sociedade, mas nega pagamentos de VorcaroToffoli admite sociedade, mas nega pagamentos de Vorcaro
Toffoli admite sociedade, mas nega pagamentos de Vorcaro
JOGOS DE INVERNO
Primeiro voo, três Olimpíadas e um trenó: a jornada de Edson MartinsPrimeiro voo, três Olimpíadas e um trenó: a jornada de Edson Martins
Primeiro voo, três Olimpíadas e um trenó: a jornada de Edson Martins
CLIMA
Previsão do tempo indica instabilidade e calor em MaríliaPrevisão do tempo indica instabilidade e calor em Marília
Previsão do tempo indica instabilidade e calor em Marília

Mais lidas

  • 1
    Família é presa após invasão de casa, ameaças e sequestro de criança
  • 2
    Justiça aceita denúncia contra irmãos acusados de matar credor
  • 3
    Polícia identifica motociclista morto em acidente
  • 4
    Polícia esclarece homicídio na zona norte de Marília e prende acusado

Escolhas do editor

REGIÃO
Família é presa após invasão de casa, ameaças e sequestro de criançaFamília é presa após invasão de casa, ameaças e sequestro de criança
Família é presa após invasão de casa, ameaças e sequestro de criança
ARRECADAÇÃO
Receita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeiraReceita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeira
Receita de Marília avança em janeiro e indica estabilidade financeira
INFORME
Intoxicações quase dobram em um ano em MaríliaIntoxicações quase dobram em um ano em Marília
Intoxicações quase dobram em um ano em Marília
CÂNDIDO MOTA
Explosão em silo de cooperativa deixa cinco feridos na região; veja os vídeosExplosão em silo de cooperativa deixa cinco feridos na região; veja os vídeos
Explosão em silo de cooperativa deixa cinco feridos na região; veja os vídeos

Últimas notícias

Mercado reduz previsão da inflação para 3,91% este ano
OAB cita “natureza perpétua” e pede fim de inquérito das fake news
Ninguém vê o quanto existe cansaço em sustentar força permanente
Unimar realiza primeira defesa do programa e consolida mestrado

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie