Menina de nove anos morre à espera de vaga em hospital
Uma menina identificada como Ana Júlia Alves Antônio, de nove anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (13) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bela Vista, em Bauru (distante 110 quilômetros de Marília).
A criança aguardava liberação de vaga para internação hospitalar pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). A vaga só foi disponibilizada depois que a menina morreu.
A principal suspeita é de que a vítima tenha morrido por complicações da dengue. O óbito foi confirmado a 1h35.
Ana Júlia tinha dado entrada na UPA perto das 23h, do último sábado (11). A vaga de UTI só foi liberada pela Cross 3h depois de a criança morrer.
Resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz devem confirmar a causa da morte. A igreja da qual a família faz parte divulgou uma nota de pesar.
OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que se solidariza com a família da paciente. “A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso.”