Médicos residentes encerram greve no Hospital das Clínicas

Os médicos residentes das especialidades cirúrgicas do Hospital das Clínicas (HC) de Marília encerraram a greve nesta sexta-feira (28). O retorno ao trabalho foi anunciado em comunicado distribuído à imprensa.
O movimento havia sido iniciado na sexta-feira (21) da semana passada. Os profissionais cobravam a contratação de mais anestesistas e o fim do rodízio das cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas pelo hospital.
No comunicado, os médicos informam que a decisão “vem a após o reconhecimento da iniciativa” da superintendência do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde na busca por soluções.
“É importante destacar a todos que as contratações realizadas até o momento não garantem a continuidade total dos serviços, o que faz com que o rodízio cirúrgico permaneça ainda vigente e não sofra alterações para o mês de março”, diz o comunicado.
PRAZO PARA CONTRATAÇÕES
Os médicos residentes afirmam ainda sobre a “impossibilidade de resolução do problema em tão curto espaço de tempo” e citam estimativa de 60 dias para que as demandas possam ser atendidas.
“Caso o problema não seja resolvido dentro deste prazo, existe a possibilidade de nova paralisação, sem flexibilidade, o que poderá afetar a continuidade dos serviços prestados”, avisaram os residentes.
Com o retorno ao trabalho, os médicos retomaram as atividades nos ambulatórios e enfermarias e terão que seguir o rodízio de cirurgias já definido pelo hospital para março.
Segundo o cronograma que o Marília Noticia teve acesso, as cirurgias eletivas previstas para a próxima semana são de otorrinolaringologia (segunda e quarta), plástica (segunda), pediatria (quarta), ginecologia (quinta e sexta) e oftalmologia (sexta).