Marília volta exigir uso obrigatório de máscaras nos ônibus
A Prefeitura de Marília vai acompanhar o decreto do Governo do Estado de São Paulo, que obriga o uso de máscaras de proteção nos ônibus do transporte coletivo na cidade. A medida passa a valer neste sábado (26) e visa combater a alta dos casos positivos de Covid-19 entre os marilienses, que apresentou aumento de 332% em uma semana.
Com a abertura do comércio noturno no mês de dezembro, existe a expectativa de maior movimentação de pessoas nos ônibus das duas empresas que operam o transporte coletivo em Marília. A medida tenta frear a transmissão do coronavírus na cidade. Atualmente, oito pessoas estão internadas com o vírus nos hospitais da cidade.
A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) já havia recomendado o retorno do uso de máscaras nos ônibus das empresas Sorriso e Grande Marília – responsáveis pela concessão do serviço municipal. Agora, a medida passa a ser obrigatória.
Com salto de 34 para 147, os registros positivos são motivo de preocupação para a Saúde municipal, que reforça o alerta sobre as medidas de prevenção e a necessidade de o cidadão completar o esquema de reforço vacinal contra a doença.
Segundo os dados divulgados pela Prefeitura de Marília, na semana epidemiológica 45 (de 6 a 11 de novembro), foram 34 casos positivos, enquanto na 46 (de 13 a 19 de novembro), foram 147 infectados com a doença, alta de 332,35%.
ATENDIMENTO
As pessoas devem procurar atendimento nas unidades de saúde, já que todas atendem pacientes com sintomas respiratórios e que estas serão avaliadas e devidamente testadas. Já os quadros com desconforto respiratório e falta de ar deverão ser atendidos em pronto atendimento – PA ou UPA -, pois estes dependem de um suporte mais avançado.
A Secretaria Municipal da Saúde informa também que já está em reunião, sendo acionado o plano de contingência municipal contra o coronavírus, que deve ser constantemente observado através da alteração do perfil epidemiológico.
CASOS POSITIVOS E ÓBITOS
Neste ano, já foram 22.069 casos positivos, sendo 60.730 desde o começo da pandemia. Foram 145 mortes em 2022, com 840 no ano passado e 154 em 2020, totalizando 1.139 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia.
AMTU
Em nota, a Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) informa que, por determinação municipal, atendendo decisão estadual, o embarque nos ônibus só será permitido com o uso de máscaras de proteção facial, para evitar o contágio ou propagação da Covid-19.
“Para isso, já iniciou orientações aos clientes, com cartazes informativos. As empresas destacam ainda que sempre mantiveram as medidas de segurança, de sanitização e fornecimento do álcool gel. Todos os funcionários e motoristas estão sendo obrigados a utilizar o equipamento de proteção.”