Marília vai transformar UBSs em Estratégias Saúde da Família

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Marília devem ser transformadas gradualmente em Estratégias Saúde da Família (ESFs). Atualmente, oito UBSs e 45 USFs atendem o público na rede municipal de saúde da cidade.
A futura transição consta em documento assinado pela secretária da Saúde, Paloma Libânio, e encaminhado à Câmara Municipal de Marília em resposta a requerimento apresentado pela vereadora Fabiana Camarinha (Podemos).
No documento, Paloma Aparecida Libânio Nunes, esclarece que a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não será extinta no município, mas passarão a atender como ESFs em cumprimento à Portaria GM/MS nº 6.907, de 29 de abril de 2025, do Ministério da Saúde.
Paloma ressaltou que mesmo após a transformação das UBSs em ESFs, a rede municipal de Saúde continuará oferecendo atendimento com pediatras e ginecologistas, assegurando o referenciamento adequado.
“Não há prejuízo para nenhum bairro. Pelo contrário, trata-se de um avanço na organização da Atenção Primária em Marília, resultando em mais recursos, maior cobertura populacional e serviços de melhor qualidade”, afirmou a secretária.
Entre os avanços, a secretária citou ainda o cadastramento territorializado, que permite conhecer de forma detalhada o perfil e as necessidades de cada família, e a maior resolutividade no cuidado, sem prejuízo dos atendimentos especializados.
Segundo a secretária, já foi solicitado o cadastramento de 18 novas equipes de Saúde da Família para ampliar a cobertura e garantir acesso a equipes completas e territorializadas. O modelo de cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS) prevê repasses específicos para as ESFs, o que não ocorre com as UBSs tradicionais.