Marília terá ações contra a Covid-19 durante feriado prolongado
O Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Marília, Vigilância Sanitária Municipal e as polícias Militar e Civil preparam uma operação coordenada para combater as aglomerações na cidade durante o feriado de sexta-feira (9) – Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 – e ao longo do fim de semana.
O chefe da Fiscalização de Posturas, Juliano Bataglia, informa ao Marília Notícia que as denúncias sobre irregularidades devem ser feitas diretamente pelo telefone 190. Infratores podem responder por crime contra a saúde pública, e estabelecimentos em situação irregular podem ser multados e lacrados.
“Nós estamos com uma linha direta com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que vai nos passar detalhes sobre as queixas deste tipo. Contamos com o apoio da população, tanto no cumprimento das regras quanto na realização de denúncias”, afirma Bataglia.
Festas e shows – que estão proibidos – costumam ser flagrados em maior número justamente nos feriados que caem próximos aos fins de semana.
É, por isso, que a partir desta quinta-feira (8) já deve ser iniciado o reforço nas fiscalizações. A intensificação deve ocorrer até domingo (11).
“Hoje já começamos a perceber em Marília uma melhora nos indicadores da pandemia, como queda na transmissão da Covid-19 e redução da entrada de pacientes com a doença nos serviços de pronto atendimento”, afirma o chefe da Fiscalização.
A ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 também tem caído, mais timidamente no município e com intensidade maior na região. De acordo com Bataglia, é crucial que não ocorram aglomerações, em especial neste momento promissor.
“Não podemos colocar tudo a perder. Finalmente, estamos vendo uma luz no fim do túnel com o avanço da vacinação, mas isso não significa um salvo-conduto para relaxarmos. Falta pouco para que a vida volte ao normal, precisamos da colaboração de todos”, finaliza Bataglia.