Desde 2014, mais de 50000 artigos.
,/2020

Marília terá drive-thru de vacina contra a gripe nesta quinta-feira

Cidade
25 de março de 2020

Local onde vai acontecer a imunização (Foto: Divulgação)

Para evitar aglomerações de idosos que buscam a vacina contra a gripe na cidade, a Prefeitura de Marília e a Primeira Igreja Batista (PIB) realizam nesta quinta-feira (26) um drive-thru de imunização.

A ideia é aproveitar o estacionamento da Igreja, que está localizada na Rua Goiás, número 17, no Centro, e conta com portão também na avenida Nelson Spielmann – quase em frente ao viaduto da rua Bahia.

Nesta etapa, somente pessoas a partir dos 60 anos estão sendo vacinadas, conforme escalonamento feito pelo Ministério da Saúde.

A ação no drive-thru do estacionamento da igreja acontece das 8h às 12h30, ou enquanto durarem as vacinas disponíveis. Conforme apurou o Marília Notícia, serão disponibilizadas mil doses.

É importante apresentar caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação. A estimativa é que cada pessoa demore, em média, um minuto para ser imunizada – sem sair do carro.

A Secretaria Municipal da Saúde está recomendando que o cidadão a receber a dose fique no assento direito do veículo, ao lado do motorista. A medida visa garantir um processo ainda mais rápido na aplicação.

(Foto: Divulgação)

Contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que foi antecipada este ano, é considerada pelas autoridades em saúde uma “aliada” no combate à Covid-19.

A dose não imuniza contra a doença do novo coronavírus, entretanto, como os sintomas gripais e da nova doença são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico, potencializado a assistência.

A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe.

(Foto: Divulgação)

Confira o calendário:

  • 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
  • A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, asma, entre outras).
  • A partir do dia 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.
  • O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

O Governo Federal explicou que não disponibilizou a vacina para todos os grupos de uma vez devido à expectativa de que seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde, ao mesmo tempo, com risco maior de confusão e desabastecimento.

(Foto: Divulgação)