Desde 2014, mais de 62000 artigos.
,/2021

Marília terá cabine que detecta doenças pulmonares

Cidade
13 de outubro de 2021

Cabine detecta doenças pulmonares (Foto: Divulgação)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) assinou na última semana um convênio com a farmacêutica Boehringer Ingelheim e trará para Marília uma cabine de biossegurança. O equipamento permite realizar exames de espirometria, procedimento que mede a capacidade e função pulmonar para detectar doenças.

A cabine é equipada com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, purificando o ar que entra e sai da cabine. A cabine é completamente fechada e o isolamento e a filtragem do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos e demais pacientes.

Segundo o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, esse procedimento será importante para ajudar na identificação de doenças pulmonares, especialmente as sequelas decorrentes da Covid-19, DPOC e asma.

“Para proporcionar maior proteção contra a Covid, o exame – também conhecido como “teste do sopro” – será realizado nessas cabines de biossegurança equipadas com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, protegendo da contaminação os técnicos, médicos e o próprio paciente”, disse.

Os procedimentos, em torno de dois mil exames, ocorrerão no período de 24 meses. O início será em novembro e serão realizados no Polo Emergencial Covid, ao lado da UBS Nova Marília na zona Sul da cidade.

Participaram da assinatura além do secretário da Saúde, a diretora de serviços administrativos da SMS, Edinalva Neves Nascimento e o consultor da empresa, Gilson Gomes da Silva.