Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Marília tem 2,3 acidentes com escorpiões por semana

Cidade
28 de julho de 2022

Marília já registrou 69 acidentes com escorpiões neste ano, em vários bairros de diferentes regiões da cidade. Os dados, divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, revelam que o município teve uma média de 2,3 casos por semana em 2022. Ainda assim, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 4,17% nos registros.

De acordo com os informes semanais dos agravos de notificação compulsória, no período de 1º de janeiro a 25 de julho, os acidentes com escorpiões ocorreram em oito bairros da zona Norte, que teve a maior incidência de casos. Foram registradas ocorrências na Vila Nova, Aniz Badra, Santa Antonieta, Parque Nova Almeida, Altos do Palmital, Jânio Quadros, Jardim Edisom da Silva Lima e Leonel Brizola.

Foram cinco casos na zona Oeste, nos bairros Alto Cafezal, São Miguel, Jardim Califórnia, Jardim Eldorado e Vila Coimbra. A zona Sul contou com registros em dois bairros, na Vila Real e Jardim Parati. Também foram registrados acidentes nos distritos de Avencas e Rosália, além da área rural de Marília.

Até a 30ª semana de 2021, Marília já tinha 72 acidentes com escorpiões. Na comparação com 2022, que teve 69 casos, houve queda de 4,17%. No total do ano passado foram 141 acidentes. Em 2020, o município tinha registrado 107 casos.

OUTROS ANIMAIS PEÇONHENTOS

Além dos acidentes com escorpiões, a Vigilância Epidemiológica também contabiliza os ocorrências com cobras e aranhas. Foram sete registros com serpentes, na área rural de Amadeu Amaral e no sítio Bela Vista. Já os casos envolvendo aranhas, foram dez nos bairros Costa e Silva, Boa Vista, Maracá II e Alcides Matiuzzi.