MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 06 out. 2017

Marília tem 3º maior rebanho de gado de São Paulo

por Leonardo Moreno

Marília possui o terceiro maior rebanho bovino do Estado de São Paulo com 116,5 mil cabeças. Os dados foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa ‘Produção Agrícola Municipal’, referente ao ano de 2016.

A cidade paulista com o maior rebanho é Rancharia (distante 127 quilômetros de Marília) com 135 mil cabeças de gado e em segundo lugar fica Mirante do Paranapanema (distante 249 quilômetros) com 134,7 mil bovinos.

Marília chegou a ter 135,5 mil bois, vacas e bezerros em 2014, quando se posicionou como o município com maior rebanho do Estado no levantamento do IBGE.

No entanto, em 2015 o rebanho local encolheu para 112,4 mil animais e a cidade caiu para a terceira posição que foi mantida desta vez.

Foi em 2015 que Rancharia e Mirante do Paranapanema assumiram o primeiro e segundo lugares no ranking de maiores rebanhos do Estado.

Naquele ano, a queda brusca no número desses animais no município levou o tamanho do rebanho a patamares próximos de 2011, quando foram registrados 111,7 mil bovinos em Marília.

Em 2016, em comparação com o anterior, o aumento foi de 4,1 mil cabeças. Conforme os dados mais atuais, Marília possui bem mais cabeças de gado que Araçatuba, por exemplo, que décadas atrás já foi considerada a terra do boi, mas hoje apresenta 70,1 mil cabeças.

Censo Agropecuário

Na última segunda-feira (2) o IBGE iniciou em todo o país o Censo Agropecuário 2017, com objetivo é levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira.

Nos próximos cinco meses cerca de 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

O último levantamento havia sido realizado em 2006. Com a conclusão da coleta de dados no novo censo prevista para fevereiro de 2018, o IBGE espera começar a divulgar os resultados dele ainda no mês de maio do ano que vem.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 2
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie