Marília sai do Alerta Vermelho e entra no Verde após queda nos casos de dengue

Marília registrou queda expressiva de 73,20% nas notificações de dengue e passou ao status de Alerta Verde, segundo o sistema InfoDengue. O índice indica que atualmente não há transmissão ativa da doença nem condições ideais para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da arbovirose.
Os dados referem-se à Semana Epidemiológica 24 (de 8 a 14 de junho), quando foram registrados apenas 41 casos notificados, frente aos 153 da semana anterior (Semana 23, de 1º a 7 de junho).
A transição do Alerta Vermelho — que sinaliza alta atividade de contágio — para o Alerta Verde foi destacada pelo prefeito Vinícius Camarinha (PSDB). “Temos que comemorar, pois mostra que as ações promovidas pela Prefeitura estão sendo eficazes. Vamos continuar intensificando essas ações e pedimos que a população seja nossa parceira, fazendo sua parte, como vistoriar o quintal e eliminar recipientes que acumulam água”, afirmou.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, explicou que o foco agora será a preparação para o próximo ciclo sazonal da dengue. “Sabemos que, a partir da segunda quinzena de novembro, com o aumento das temperaturas e das chuvas, inicia-se outro período crítico. Por isso, vamos reavaliar o plano de contingência e fazer os ajustes necessários para evitar uma nova escalada de casos. Intensificaremos as ações preventivas, o que não foi feito no segundo semestre do ano passado e refletiu agora em 2025 com o grande número de casos”, disse.
Entre as ações implementadas pela Prefeitura para conter a epidemia no início do ano estão a Operação Cata-Treco — que já recolheu mais de 300 toneladas de materiais inservíveis —, nebulizações costal e noturna (fumacê), o programa BR Aedes, instalação de seis mil Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs) e reforço nas visitas dos agentes de saúde, inclusive com horário estendido durante a semana e mutirões aos sábados.