Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Marília registra duas mortes por meningite em setembro

Cidade
20 de setembro de 2014

Duas mortes por meningite foram registradas em Marília este mês. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal as vítimas eram moradoras da zona norte (Santa Antonieta) e oeste (Jardim Marília) da cidade.

Os dois óbitos foram causados pela bactéria meningococo, uma variante da meningite. A doença é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges.

Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas podem produzir pus e a infecção se espalha por todo o sistema nervoso central. Dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca, prostração, febre alta são sintomas característicos do quadro de meningite.

Dos cinco casos de 2014, três evoluíram para óbito. Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica os dois casos fatais em apenas um mês não caracterizam  um surto de meningite. O órgão também informou que todas as medidas de controle e prevenção de transmissão foram tomadas.

meningite_folhape_2

CONTÁGIO

O contágio da meningite bacteriana acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo.Por isso, o paciente com meningite deve utilizar uma máscara facial, vendida na farmácia, e evitar tossir, espirrar ou falar muito próximo de indivíduos saudáveis.

Com informações do Jornal da Manhã