MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 14 dez. 2025
SAÚDE

Marília promove ações do Dezembro Laranja para prevenir câncer de pele

Campanha inclui palestras, rodas de conversa e orientações nas unidades.
por Ramon Barbosa Franco
Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde orientam a população sobre o Dezembro Laranja (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília promove, ao longo deste mês, uma série de ações de conscientização e prevenção ao câncer de pele dentro da campanha Dezembro Laranja.

As atividades são organizadas pelo Núcleo da Saúde do Adulto, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, e incluem palestras, rodas de conversa, trabalhos em grupo, ações de rastreamento e orientações nas unidades de saúde do município.

Uma das atividades programadas ocorre nesta segunda-feira (15), às 9h, na sede administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). No local, será realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de pele, ministrada pela médica geriatra Dinah Belém, integrante do Núcleo da Saúde do Adulto, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde.

Palestra sobre a prevenção do câncer de pele é uma das diversas atividades promovidas (Foto: Divulgação)

Além da palestra, conforme divulgado pela pasta, as unidades de saúde estão desenvolvendo ações educativas voltadas à população, com o objetivo de orientar sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que as equipes estão preparadas para atender e orientar a população. “As nossas Unidades de Saúde estão totalmente preparadas para oferecer acolhimento e informações essenciais para os cuidados na prevenção do câncer de pele. Qualquer dúvida, pedimos que a população procure os nossos profissionais”, destacou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja tem como foco incentivar o autocuidado e a realização do check-up anual com dermatologista. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele corresponde a cerca de 33% de todos os casos de câncer registrados no Brasil.

A SBD orienta que a prevenção vai além do uso de protetor solar e inclui evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados, como chapéus, bonés, óculos, vestimentas com proteção ultravioleta, guarda-sol e sombrinhas.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas junto ao Núcleo da Saúde do Adulto pelo telefone (14) 3402-6500, conforme informou a Prefeitura.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
  • 2
    Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília
  • 3
    Mulher é encontrada morta; polícia investiga feminicídio
  • 4
    Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no MontanaVídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas 
Zera Dívida Marília: mais tempo para você acertar suas contas 
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídioJustiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio
Justiça decreta prisão temporária de aposentado investigado por feminicídio
HOMICÍDIO
Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de MaríliaJovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília
Jovem é esfaqueado e morto no bairro Montana, zona norte de Marília

Últimas notícias

Caminhão carregado com 70 toneladas erra trajeto e fica atolado em estrada rural
Tarcísio é confirmado em SP e convenções ampliam disputa presidencial
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 100 milhões neste domingo
Lucas Dantas é confirmado pelo PSB como pré-candidato a deputado federal

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie