MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 20 jan. 2026
BUTANTAN

Marília participa de evento que marcou início da vacina 100% brasileira contra dengue

Ministério da Saúde testa imunização em projeto-piloto com dose única.
por Marília Notícia
Lançamento de uma vacina inédita e 100% brasileira contra a dengue ocorreu no domingo (Foto: Divulgação)

A secretária municipal da Saúde de Marília, Paloma Libanio, participou no último domingo (18), em Botucatu, do lançamento de uma vacina inédita e 100% brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é de dose única e integra uma estratégia piloto do Ministério da Saúde.

O evento reuniu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, além de outras autoridades. Botucatu é o terceiro município a participar do projeto-piloto, ao lado de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), que tem como objetivo avaliar o impacto da vacinação na transmissão da dengue e produzir evidências técnicas para a ampliação da estratégia em todo o país.

Durante o evento, Dra. Paloma Libanio classificou o lançamento como um marco para a saúde pública brasileira. “Hoje vivemos um capítulo histórico da saúde pública brasileira. Em Botucatu, presenciamos um momento que ficará marcado na memória de todos que acreditam em um SUS forte, justo e protagonista na vida das pessoas. Ao lado do ministro Alexandre Padilha e do secretário Eleuses Paiva celebramos o início da vacinação com a primeira vacina 100% brasileira contra a dengue, de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan e aplicada na população pelo SUS. É a ciência brasileira protegendo vidas, fortalecendo o presente e construindo um futuro com mais saúde para todos”, afirmou.

Secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, e secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a estratégia prevê a convocação da população de 15 a 59 anos nos municípios participantes. “Neste fim de semana, essas cidades brasileiras iniciaram a convocação de toda a população de 15 a 59 anos para se vacinar nas unidades de saúde. Se alcançarmos entre 40% e 50% de cobertura vacinal, além da proteção individual, a vacina pode ter um impacto significativo no controle da dengue em toda a cidade”, disse.

Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses da vacina serão distribuídas entre os três municípios participantes: 80 mil para Botucatu, 60,1 mil para Maranguape e 64 mil para Nova Lima. O quantitativo faz parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Imunizante é de dose única e integra uma estratégia piloto do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

Para o público de 10 a 14 anos, continua sendo ofertada a vacina japonesa, aplicada em esquema de duas doses, atualmente disponível em todo o país. Já a vacina desenvolvida pelo Butantan será destinada às faixas etárias de 15 a 59 anos, conforme o limite máximo estabelecido em bula e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o Ministério da Saúde, com a chegada de novas doses da vacina Butantan DV, a imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro. Cerca de 1,1 milhão de doses devem ser destinadas a médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ampliação da vacinação para o público geral ocorrerá de forma gradual, conforme a disponibilidade de doses. A estratégia envolve parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, com expectativa de aumento da produção em até 30 vezes.

Ampliação da vacinação para o público geral ocorrerá de forma gradual (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
  • 2
    Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
  • 3
    Jovem sem habilitação é detido após perseguição em alta velocidade na zona sul
  • 4
    Adolescente é detido após tentar furtar chinelo em mercado de Marília

Escolhas do editor

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MPCobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliárioMoob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
SECRETARIAS
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em MaríliaSaúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
GOVERNO FEDERAL
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidadeAGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade

Últimas notícias

O uso consciente da água começa nos hábitos que passam despercebidos
Obras de deck e mirante no Bosque Municipal de Marília avançam
Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária
Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie