Marília mobiliza doações para famílias do Rio Grande do Sul
Assim como em várias regiões do Brasil, Marília tem mobilizado doações para as famílias desabrigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Já são centenas de itens entregues.
Um caminhão da transportadora AJ Borges estacionado na avenida Sanches Cibantos, do lado do Confiança Aquarius, na zona norte de Marília, tem recebido as doações. Até a última atualização, na manhã desta segunda-feira (6), as inundações no sul do país já tinham matado 83 pessoas, de acordo com a Defesa Civil. Mais de 850 mil pessoas foram impactadas, com 276 feridos e 111 desaparecidos.
O empresário Roberto Cardoso Borges, voluntário na causa, conta que a mobilização teve início depois que a motorista Joicylene Marques, que era moradora de Marília e hoje reside no sul, entrou em contato com a empresa a fim de firmar parceria na arrecadação.
“É o segundo dia de arrecadação. Neste domingo (5), arrecadamos 20 toneladas de alimentos e vamos ficar aqui na avenida Sanches Cibantos por tempo indeterminado. As pessoas podem vir trazer água, alimentos não perecíveis, roupas, colchões, móveis e comida para pets. Estamos aqui das 8h às 20h, diariamente”, informa.
Por enquanto, a equipe de voluntários é pequena. “Estamos em seis pessoas para ajeitar as doações no caminhão. A Joicylene vai nos ajudar no transporte dos alimentos até o Rio Grande do Sul. Nossa empresa vai dar todo o suporte. Marília tem um povo solidário e as doações só aumentam”, agradece o empresário.
O trabalhador autônomo Paulo César dos Santos foi um dos contribuiu com a ação na cidade. “Acompanho pela TV a dificuldade das pessoas desabrigadas lá no sul e vimos pelas redes sociais a divulgação sobre o caminhão aqui em Marília. Resolvi ajudar e trouxe água e papel higiênico”, comentou.
Para o empresário Bruno Rocha, que atua no ramo de água mineral há sete anos, a situação desesperadora dos moradores do sul o comoveu. “Deus toca o coração da gente, pois são vidas numa condição de bastante dificuldade. Precisamos ajudar, nem se for com pouco, porque a união de todos faz a força”, relatou emocionado.
Depois de encher a carga com as doações, o caminhão vai para o posto Gigantão na Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), onde será feita a baldeação dos itens para outro caminhão, que fará o transporte de Marília até o Rio Grande do Sul. Quem quiser contribuir, basta comparecer à avenida Sanches Cibantos, na altura do Confiança Aquarius, até 20h.
HADASSA
O Grupo Hadassa também promove uma campanha em prol das famílias do sul. Conforme o empresário Jean Patrick Garcia Baleche, o Garcia da Hadassa, uma reunião discutiu o assunto com todos os franqueados do Brasil.
“Além das minhas doações pessoais, que já fiz em forma de dinheiro, alimento e água, todas as vendas feitas nos meses de maio e junho, época de inverno pesado no Rio Grande do Sul, serão atreladas à doações de cobertores para as famílias. Para cada viagem internacional comercializada na Hadassa, vamos doar 10 cobertores. Para cada cruzeiro vendido, serão cinco cobertores e, para cada franquia digital vendida, mais 10 cobertores. Vamos fazer a maior doação de cobertores da história deste país”, declarou Garcia.
Ainda segundo o empresário, a meta é destinar de 10 mil a 50 mil cobertores para as famílias desabrigadas. “Viajaremos também para o Rio Grande do Sul para dar apoio in loco às famílias que estão passando por dificuldades. Além dos cobertores, já doamos dinheiro e mantimentos”, ressaltou.
PIB
Já a Primeira Igreja Batista de Marília (PIB) deu início neste domingo (5) a uma campanha de arrecadação em apoio à população afetada pelo desastre climático no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser entregues na secretaria da igreja, localizada à rua Nove de Julho, 1.600, ou no templo que fica na rua Fortunato Guerra, s/n – próximo ao condomínio Vila Flora II, no Jardim América.
Lideranças da equipe pastoral e voluntários entraram em revezamento para manter a coleta das 8h às 18h, diariamente, até domingo (12). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1602 ou nas redes sociais.
GAREN
A empresa garcense Garen, na região, também disponibilizou caminhões para doações até sexta-feira (10).
Os moradores de Garça e da região podem levar água potável, produtos de higiene pessoal e roupas em bom estado na sede da empresa, na rua São Paulo, 760, no bairro Araceli.