Marília e região já amargaram 50 dias de fase vermelha
Desde que o Plano São Paulo entrou em vigor, em maio do ano passado, até esta terça-feira (2) a região de Marília já registrou 50 dias de classificação na fase vermelha, a mais restritiva, em que só podem funcionar estabelecimentos considerados essenciais pelo Estado.
Na maior parte do tempo, a região ficou na fase amarela – mais especificamente, durante 134 dias. Já na fase laranja foram 96 dias. A região não avançou nenhuma vez para as demais etapas.
É importante lembrar que as regras para as fases do Plano SP mudaram desde que foram colocadas em vigor pela primeira vez, há pouco mais de nove meses, e foram se tornando menos restritivas.
Inicialmente, a fase laranja era mais rigorosa do que atualmente. O mesmo vale para a fase amarela.
Hoje, para se ter ideia, as restrições em vigor para a fase laranja são praticamente as mesmas da fase amarela quando o Plano SP foi lançado, o que deixa clara a flexibilização das normas.
Vermelha
A primeira vez que passou a vigorar a fase vermelha na região de Marília foi no dia 22 de junho do ano passado.
O que chama a atenção é que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com Covid-19 na região, era de apenas 33% naquela ocasião. A alegação para tal classificação foi de avanço no contágio e no número de mortes. Hoje se considera que a ocupação de leitos seja o fator de maior peso.
Atualmente, quando Marília e cidades próximas novamente estão na etapa mais restritiva do plano, a ocupação regional beira 80%. Nos últimos dias os hospitais marilienses voltaram a registrar 100% de ocupação nesse tipo de leito.
Da primeira vez a cidade ficou 21 dias na fase vermelha, antes de avançar novamente para a laranja.
Posteriormente, a fase vermelha voltou a vigorar em todo o Estado, inclusive Marília, durante seis dias entre Natal e Ano Novo – entre sexta-feira e domingo, em ambos os casos.
Mais tarde, no dia 15 de janeiro, a etapa mais restritiva entrou em vigor novamente no município e cidades vizinhas, durante mais 21 dias, até voltar para a fase laranja no dia 8 de fevereiro.
Na última sexta-feira (26) foi anunciada a volta da região para a fase vermelha, que passou a vigorar ontem (1º).
Durante parte do período de vigor da fase vermelha na cidade, a Prefeitura de Marília tentou alguns modos de burlar as regras estaduais. Segundo o Ministério Público do Estado, o governo do prefeito Daniel Alonso (PSDB) descumpriu o Plano SP em ao menos 11 dias.