Marília foi referência regional de saúde na pandemia
Marília completa 93 anos de emancipação política nesta segunda-feira (4). A cidade é considerada importante polo regional para a saúde e teve grande desempenho durante a pandemia de Covid.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, o HC/Famema voltou a ser referência regional no atendimento de casos de Covid-19 – área que compreende 62 municípios da região e população estimada de 1,2 milhão de habitantes.
Durante o período em que o sistema de saúde esteve sob pressão com o aumento de casos da doença, o Complexo de Saúde da Faculdade de Medicina de Marília ampliou leitos para conseguir atender toda a demanda regional.
O trabalho foi árduo, mas executado de forma eficiente por todas as unidades hospitalares da cidade. Os profissionais de saúde se empenharam para acolher a população de Marília região da melhor forma possível.
Na última semana, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) e a Santa Casa, inclusive, receberam homenagem em reconhecimento aos trabalhos prestados durante a pandemia.
A premiação foi feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) – o maior sindicato patronal da América Latina – que aponta as instituições de saúde de Marília entre outras 210 homenageadas em dezembro de 2021.
REFERÊNCIA SAÚDE
A última edição do Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, com dados referentes ao ano de 2020, foi lançada em dezembro pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e coloca Marília de novo entre os municípios com os maiores investimentos em saúde do país.
A cidade é sede regional administrativa e tem a presença de hospitais que são referência, além de dois cursos superiores de medicina e outros de enfermagens, por exemplo, a cidade é considerada um polo na área de saúde e acaba destinando muito mais recursos do que o mínimo exigido legalmente.
Os marilienses ficaram na 99ª posição do ranking de recursos destinados ao tratamento de doenças e ações preventivas, como diagnósticos, além do custeio de serviços municipais e equipes médicas.
Em 2020, Marília destinou R$ 259,3 milhões do Orçamento municipal para essa área, ante R$ 253,7 milhões investidos em 2019.