MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 20 dez. 2021

Marília volta a ficar no topo entre as que mais investem em saúde

por Leonardo Moreno

A mais nova edição do Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, com dados referentes ao ano de 2020, foi lançada recentemente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e coloca Marília de novo entre os municípios com os maiores investimentos em saúde do país.

Como sede regional administrativa e com a presença de hospitais que são referência, além de dois cursos superiores de medicina e outros de enfermagens, por exemplo, a cidade é considerada um polo na área de saúde e acaba destinando muito mais recursos do que o mínimo exigido legalmente.

Os marilienses ficaram na 99ª posição do ranking de recursos destinados ao tratamento de doenças e ações preventivas, como diagnósticos, além do custeio de serviços municipais e equipes médicas.

No ano passado, Marília destinou R$ 259,3 milhões do Orçamento municipal para essa área, ante R$ 253,7 milhões investidos em 2019.

Apesar do aumento da destinação, em parte decorrente das ações contra a Covid-19, Marília retrocedeu 14 posições no ranking de despesas com saúde entre um ano e outro. Ou seja, outras cidades brasileiras ampliaram ainda mais seus gastos neste segmento.

O anuário ainda coloca Marília entre as cidades com as maiores receitas totais (também na 99ª posição do ranking nacional) e receitas correntes (100º).

Além disso, o município figura entre os que têm as maiores arrecadações com Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), na 44ª posição; com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), na 76ª; e com Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), na 99ª.

Nos gastos da Prefeitura com pessoal, Marília está no 92º lugar; no ranking de custeio da máquina pública municipal, no 89º; e no 52º em relação aos juros e amortização da dívida.

ESTUDO

Mesmo com a pandemia, segundo o Anuário Multi Cidades, “no que se refere à gestão fiscal dos municípios, foi possível chegar ao fim de 2020 com as contas equilibradas, como mostram as análises desta edição”.

“Os auxílios financeiros e a expansão das receitas de capital contribuíram para que a receita total dos municípios fechasse o ano com aumento real de 6%. Cabe lembrar que os municípios vinham apresentando melhorias em seus indicadores de suficiência financeira e de equilíbrio fiscal já em 2019”, aponta o estudo.

De modo geral, de acordo com a pesquisa da FNP, “os investimentos municipais tiveram forte alta de 33,7% em ano eleitoral”, sendo que “a despesa com saúde (15,6%) e assistência social (14,4%) registraram os maiores aumentos, enquanto que a da educação recuou 5,3%, devido à suspensão das aulas presenciais”.

Veja a íntegra da publicação, [clique aqui].

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
  • 2
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 3
    Carro de funcionária é furtado à luz do dia próximo ao HC em Marília
  • 4
    Operação Cata-Treco atenderá seis bairros da zona norte de Marília

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie