Desde 2014, mais de 50000 artigos.
,/2020

Marília é uma das seis cidades do país a receber a Biblioteca Comunitária

Cidade
15 de dezembro de 2018

Projeto do Instituto Ecofuturo em parceria com a CPFL Energia foi inaugurado na quinta-feira (13).

Marília foi uma das seis cidades do país contempladas com a Biblioteca Comunitária, projeto do Instituto Ecofuturo e em parceria com a CPFL Energia, com iniciativa financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – outras cinco foram instaladas em Bebedouro, em Campinas e em outros três municípios do Rio Grande do Sul.

A inauguração da unidade Marília aconteceu nesta quinta-feira (13) no início da noite na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Nelson Gabaldi, que fica na rua Amador Bueno, 1.165, no bairro Comerciários II, zona oeste da cidade, e faz homenagem a Eduardo Luiz Albieri, ex-servidor público municipal e professor de educação física, que trabalhou na escola e também em faculdades do município, falecido em julho de 2016.

A solenidade de inauguração contou com as presenças da primeira-dama Selma Regina Mazuqueli Alonso; do secretário municipal de Educação, Helter Rogério Bochi; do coordenador de Operações de Campo da CPFL, Marcos Rogério Vilches Fávaro; da representante do Instituto Ecofuturo, Vanessa Espíndola; do Assessor Especial de Gestão Escolar, Joaquim Bento Feijão; da diretora da Emef Nelson Gabaldi, Vanessa Cristina Passarelli Barbacovi; e de familiares do homenageado, representado pelos irmãos João Augusto Albieri e Luiz Carlos Albieri.

A cerimônia teve apresentações de Natasha Cinti, aluna do grupo de estudos da Unesp de Marília, que declamou alguns poemas; da pedagoga Elen Golfi, da Emei Favo de Mel, com a história Chapeuzinho Vermelho; e da escritora mirim Sophia Kobor Dias, que foi aluna do Nelson Gabaldi até 2017, quando publicou seu livro de literatura infanto-juvenil “Os Lápis”; além da entrega de certificados dos cursos de Formação de Gestão e Sustentabilidade, Auxiliar de Biblioteca, Promoção de Leitura e Educação Ambiental para 33 formandos – representantes da comunidade e profissionais da Educação -, que foram capacitados para a realização do projeto em Marília.

(Foto: Mauro Abreu)

A BIBLIOTECA

A Biblioteca Comunitária “Eduardo Luiz Albieri” vem complementar o acervo já existente na Emef Nelson Gabaldi com 1.000 livros novos de literatura, sendo 70% selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e 30% escolhidos pela comunidade.

Para esse projeto, também foram entregues mobiliários novos e equipamentos eletrônicos, como computadores e impressoras, disponíveis para o uso do público.

A biblioteca potencializará as ações desenvolvidas pelos educadores com os estudantes no contraturno da escola. Além disso, o espaço cultural é aberto à comunidade, tendo potencial para receber moradores de oito bairros vizinhos, em uma região com poucos projetos socioculturais.

Com cerca de 100 metros quadrados, a unidade possui um jardim externo, que será destinado à prática de leitura ao ar livre, promovendo a conexão das pessoas com a natureza.

(Foto: Mauro Abreu)