Marília é a cidade brasileira com maior volume de água em 24h
Marília é a cidade brasileira com maior volume de chuva em 24h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Das 8h da terça (9) até 8h da quarta-feira (10) caíram 89 milímetros (mm) na cidade.
Neste tipo de medida, cada milímetro corresponde a um litro por metro quadrado. Ou seja, foram 89 litros de água por metro quadrado, a mesma coisa que quatro garrafões de água de 20 litros, e ainda sobrariam nove litros.
A segunda cidade em que mais choveu no Brasil, no mesmo período, foi Juti, em Minas Gerais. Houve precipitação de 78,4 mm. Em Marília, o volume foi maior até que na cidade de Lábrea, na Amazônia, que aparece em terceiro na lista com 59 mm.
Goianésia (53,8 mm) em Goiás, Água Clara (47 mm) em Minas Gerais e Catalão (45,8 mm), também em Goiás, completam o ranking divulgado pelo Inmet.
TRANSTORNOS
Ainda que esperada para diminuir o calor, a forte pancada de chuva, uma característica das chuvas nesta época do ano, causou transtornos em várias regiões de Marília. O Marília Notícia apurou que sete unidades de saúde foram afetadas e tiveram atendimento suspenso ao público. Além disso, o temporal causou falta de energia e prejudicou ainda o abastecimento de água.
AUMENTO DAS CHUVAS
Marília registrou um aumento significativo nas precipitações ao longo de 2023. O ano foi consolidado como o período mais chuvoso dos últimos seis anos, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas que caíram em Marília registraram uma marca expressiva de 1.568,6 milímetros de água por metro quadrado, um aumento considerável em relação aos anos anteriores. Em 2022, por exemplo, o volume de precipitação foi de 1.307 milímetros. A alta de um ano para o outro foi de 20%.