Marília dá início ao Bolsa Trabalho com 60 pessoas
O município de Marília dá início, nesta próxima sexta-feira (17), às 10h, ao Programa Bolsa Trabalho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, no auditório da Prefeitura (2º andar do Paço Municipal).
O programa terá 60 pessoas que se inscreveram na segunda quinzena de agosto – são 59 mulheres e um homem – e vão trabalhar para a Prefeitura durante cinco meses e fazer um curso on-line no Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom), recebendo uma bolsa auxílio de R$ 535 por mês e uma cesta básica.
Em Marília, o programa será organizado pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, explica que -nesta sexta-feira (17) – a equipe estará reunida no auditório da Prefeitura para fazer a distribuição das pessoas nas secretarias municipais.
“Vamos nos reunir para verificar a personalidade de cada inscrito no programa e também a formação dessas pessoas. Com isso, já iremos definir em quais secretarias da Prefeitura irão trabalhar já a partir de segunda-feira (20), bem como o que cada um fazer”, diz Wania.
O programa tem objetivo de promover a retomada de emprego e renda e vai impactar, direta e indiretamente, cerca de 120 mil pessoas apenas em 2021 no Estado de São Paulo.
Com investimento de R$ 80 milhões do Governo Estadual, a iniciativa vai oferecer bolsas aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais.
A carga horária será de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos. Além disso, os participantes realizarão um curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das Prefeituras.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) diz que essa parceria será muito importante, “pois ajudará essas pessoas que demonstrarem interesse em fazer um dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa. Serão 60 pessoas que passarão a receber esse auxílio e, certamente, irá ajudar na renda dessas famílias.”
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, lembra que as inscrições foram realizadas até o último dia 30 de agosto. “Trata-se de um programa muito importante e que vai proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. As inscrições foram até o dia 30 de agosto e a procura foi bastante positiva, com as mulheres sendo a maioria entre os inscritos. Desejo sucesso a todos e que aproveitem essa oportunidade.”