Desde 2014, mais de 57000 artigos.
,/2021

Marília confirma mais 48 casos de dengue em uma semana

Cidade
26 de fevereiro de 2021

A Vigilância Epidemiológica de Marília confirmou nesta quinta-feira (25) mais 48 casos de dengue no município. Desde o começo do ano a cidade totaliza 248 pacientes com positivo para a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

No mesmo período do ano passado Marília já tinha confirmado 286 casos da doença. No entanto, o patamar atual abaixo do registrado em fevereiro de 2019, não deve ser motivo para alívio.

A disseminação da dengue na cidade tem acelerado. A quantidade de novas confirmações da doença em apenas sete dias representa aumento de 24% no acumulado até então.

Como o Marília Notícia mostrou na semana passada, o município está há um ano sem realizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

O motivo da suspensão do levantamento é a pandemia do novo coronavírus, por orientação do Ministério da Saúde. No entanto, o procedimento tem sido mantido em outras cidades.

O LIRAa envolve a visita de imóveis em toda a cidade por agentes de saúde em busca de larvas do mosquito transmissor e pontos de água parada. As informações são tabeladas e lançadas em um sistema.

Ainda que agentes estejam visitado residências de pessoas com menos de 60 anos, o LIRAa propriamente não tem sido feito.

Outro problema é a quantidade elevada de casas fechadas e moradores que não autorizam a entrada dos funcionários da Saúde.