Marília celebra memória de Tédde e autonomia em radioterapia

A Santa Casa de Misericórdia de Marília reuniu, na manhã desta sexta-feira (14), autoridades da área de saúde, gestores públicos, líderes políticos, entre outros dirigentes de instituições e entidades para a inauguração da Unidade de Radioterapia Milton Tédde.
Mais do que a instalação de um terceiro acelerador nuclear para o tratamento do câncer na região, o novo serviço representa a conquista da autossuficiência regional nesse tipo de terapia oncológica.
A obtenção dos recursos para o aparelho e a construção da casamata – estrutura necessária para a instalação do equipamento – ocorreu em 2018. O empenho pessoal do ex-provedor Milton Tédde, por meio de articulações em Brasília e São Paulo, apelos estratégicos, levantamento de dados e um trabalho conjunto com o corpo clínico oncológico e a gestão da Santa Casa, foi fundamental para viabilizar a conquista.

A escolha de Marília para integrar o Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde só ocorreu após análise que constatou um déficit no serviço de radioterapia na região. Na época, o gargalo na especialidade e fila no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília forçou atendimentos até durante a madrugada.
O projeto de inclusão da Santa Casa – inicialmente estimado em R$ 8 milhões – enfrentou desafios como a pandemia, mudanças na gestão do hospital, a perda de Milton Tédde e alternâncias de governo em Brasília. Ainda assim, prevaleceu pela sua importância regional.
O evento de entrega das novas instalações foi marcado pela emoção, em torno da memória de um dos seus maiores líderes, e de celebração pelas conquistas que vão muito além do próprio hospital.

VISÃO
O provedor da instituição, Norival Carneiro Rodrigues, ao lado do superintendente, Márcio Mielo, comemoraram a consolidação do projeto e citaram ações que ainda devem ocorrer nos próximos anos.
A Santa Casa pediu apoio para transferir a oncologia clínica para novo prédio – atualmente funciona no interior do hospital – e anunciou projeto para um centro de convivência social, onde os pacientes e familiares, que muitas vezes esperam por transporte e logística nas ruas do entorno, possam passar o dia.
A diretoria recebeu o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a deputada estadual Dani Alonso (PL) e os deputados federais Capitão Augusto (PL) e Vinicius Carvalho (Republicanos). A solenidade foi acompanhada também por José Barreto Campello Carvalheira, coordenador da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

HOMENAGEM
Milton Tédde, que morreu em 2021, foi um empresário bem-sucedido, filho de imigrantes sírio-libaneses, com espírito empreendedor e voluntário. Ele dedicou a maior parte da vida ao desenvolvimento de Marília, com destaque para a área da saúde.

Tédde integrou a Irmandade da Santa Casa por cerca de 40 anos e, ao tornar-se provedor, liderou o processo de modernização, profissionalização e certificação do hospital. Montou equipes gestoras de ponta, reconquistou a confiança do corpo clínico, fechou parcerias duradouras e conquistou a saúde financeira da própria instituição.
Sua gestão estabeleceu o primeiro programa de expansão, que passou a ocupar o Complexo Ambulatorial para atendimento à saúde, projetou e iniciou várias obras como o novo serviço de Nutrição e Dietética (SND), radioterapia e novo centro cirúrgico.

DESAFIO NA ONCOLOGIA
Com homenagens ao semeador, mas foco na colheita, a cerimônia de inauguração marcou um momento decisivo: o maior hospital de alta complexidade conveniado ao SUS na região passa a oferecer um conjunto terapêutico completo para o tratamento do câncer.
A entrega da radioterapia marca a conquista, pela população do Departamento Regional de Saúde (DRS IX) de Marília, do terceiro equipamento de radioterapia. Os outros dois estão instalados no Hospital das Clínicas (HC).

O coordenador da política nacional explicou que a estimativa é que a região tenha, por ano, 3 mil novos casos de câncer. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a população conte com um serviço de radioterapia a cada mil novos casos diagnosticados.
Com a Santa Casa, a região atinge esse indicador. Atualmente, os pacientes viajam até 150 quilômetros para serem submetidos à radioterapia, o que pode terminar já no próximo mês.

“Vamos reduzir drasticamente o tempo de espera dos pacientes de Marília e da nossa região e oferecer um atendimento de excelência. A oncologia da Santa Casa passa a contar com todos os serviços que podem vir a ser necessários na terapia oncológica”, explicou Márcio Mielo, superintendente do hospital.
O prefeito Vinicius Camarinha parabenizou a equipe da instituição, citou o legado de Milton Tédde, que será lembrado como um “homem incansável” e “visionário”. Ele mencionou ainda o atual momento da saúde em Marília, com seu início de mandato e se comprometeu a continuar apoiando a instituição.
A deputada Dani Alonso anunciou R$ 1 milhão que pretende enviar à Santa Casa, em indicações próximas, para custeio e incrementos na radioterapia. Os demais deputados, também garantiram apoio e parabenizaram a diretoria.

O provedor Norival Carneiro Rodrigues não conseguiu esconder a emoção. Ele entregou uma placa de homenagens à viúva do ex-provedor, Bárbara Dabus Tédde, cumprimentou e agradeceu a família.
“Estamos celebrando um sonho realizado, rendendo as homenagens a um grande líder e um batalhador pela área da saúde, que foi o Milton Tédde. Diante de tanta grandeza, generosidade e competência da nossa equipe [funcionários e corpo clínico], só nos resta reafirmar com a população de Marília e da região o nosso compromisso de continuar fazendo tudo com excelência”, disse
“Este feito não somente amplia a capacidade de atendimento na região, mas também reafirma a instituição como referência no tratamento contra o câncer no Estado de São Paulo, além de consolidar a Santa Casa como a maior prestadora de serviços públicos em oncologia na região de Marília”, enfatizou o coordenador médico e responsável técnico da nova Unidade de Radioterapia, Yuri Bonicelli Crempe.

A estimativa é que o credenciamento formal do novo serviço ao SUS ocorra no próximo mês. Os atendimentos iniciais contarão entre 20 e 25 pacientes por dia, com expansão progressiva.
O prédio da radioterapia está instalado na rua 21 de Abril, em área de um antigo estacionamento, que faz parte do patrimônio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília, destinada pelo pioneiro e primeiro provedor, Bento de Abreu Sampaio Vidal.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!