Marília apresenta alta no segmento de franquias
O empreendedorismo é um caminho almejado por muitos, mas também é acompanhado por riscos e desafios. A falta de experiência pode ser determinante para um negócio não dar certo. Por isso, investir em franquias têm se mostrado uma opção atrativa para aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio. Em Marília, assim como em todo o país, o setor tem crescido nos últimos anos.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a recuperação mais prolongada da área de turismo (com demanda reprimida e elevação do tíquete médio), a demanda por serviços e o grande arrefecimento da pandemia levaram o mercado de franquias a registrar um crescimento de 17,2% no faturamento nominal no 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.
A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. A pressão de custos, o comportamento ainda oscilante dos consumidores e o reequilíbrio de compromissos financeiros da pandemia, porém, continuam sendo desafios para o setor. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela ABF.
Responsável pela ABC da Construção em Marília, Reynaldo Ambrozio Miguel, destaca diversos pontos positivos em ser um franqueado, principalmente por ter o respaldo de uma empresa que atua no mercado há mais de 70 anos.
“Hoje a experiência é extremamente positiva. Eles dão todo o respaldo para nós, de toda a parte burocrática. Nossa única preocupação é vender. Como eles compram para mais de 300 lojas em todo o Brasil, possuem uma força muito grande com fornecedores, maior que se eu tivesse uma loja individual”, conta o empresário.
As compras em conjunto para diversas lojas garantem preços mais competitivos, além de uma variedade de marcas. O empresário revela que já teve uma experiência negativa no passado, mas está satisfeito com o retorno que tem tido.
“Hoje a franquia oferece para nós uma grande variedade de marcas e produtos. A franquia abriu as portas para diversidade de marcas, sem se preocupar com burocracias por trás disso. O importante é pesquisar bem e ter respaldo de empresa, principalmente uma que tenha tempo de mercado. Muitas vezes você tem uma proposta boa, mas a empresa ainda é nova, sem experiência para te indicar o caminho menos doloroso”, afirma Reynaldo Ambrozio Miguel.
Ao abrir uma franquia, os empreendedores têm a oportunidade de se beneficiar de uma série de vantagens que podem impulsionar o sucesso e minimizar os riscos. Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia é poder contar com um modelo de negócio já estabelecido e testado.
Ao investir em uma franquia, o empreendedor tem acesso a um conjunto de práticas, processos e estratégias que foram aprimorados ao longo do tempo. Isso reduz a incerteza e aumenta as chances de sucesso, uma vez que o franqueador já teve a oportunidade de enfrentar e superar os obstáculos iniciais do negócio.
O casal Fernanda Schiavo Serante e Igor Garcia Serante abriu uma franquia da Arena Baby em Marília no mês de junho. Eles começaram a procurar o que tinha de inovador no ramo de franquias e surgiu a oportunidade.
“É uma franquia de Santo André com 60 lojas, que está expandindo para o interior. Começamos a avaliar as possibilidades e gostamos muito da Arena Baby. Nenês nascem todos os dias e o custo hoje para ter um filho é alto. Vimos na franquia de brechó e outlet infantil uma ótima oportunidade. Achamos interessante a proposta, começamos a estudar o assunto no final de janeiro e agora em junho abrimos a loja em Marília”, conta Fernanda.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez trajetória de recuperação do setor de franquias, já pontuada nos estudos anteriores.
Dentre os fatores que contribuíram para este desempenho no 1º trimestre estão a retomada mais forte das atividades presenciais (principalmente viagens, eventos e confraternizações), o forte arrefecimento da pandemia, a demanda por serviços e a recuperação mais prolongada de Turismo e Hotelaria.
EXPANSÃO
A pesquisa da ABF mostrou que as redes se mantiveram em expansão no período analisado. Os dados revelam que houve um aumento de 5% na abertura de unidades e o encerramento foi de 2,6%, saldo positivo de 2,4%, um pouco maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado, que foi de 1,8%.
Já os repasses ficaram estáveis, com índice de 1,0% contra 0,8% no período anterior. A variação no primeiro trimestre de 2023 representou um acréscimo de 10.641 operações de franchising no país em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 184.411 operações.