Marília aplica avaliação de monitoramento para diagnosticar aprendizagem

A Secretaria Municipal da Educação de Marília aplicou a Avaliação de Monitoramento para 1.583 alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. As provas foram realizadas nas 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
A avaliação incluiu provas de Matemática, com 10 situações-problema, e de Língua Portuguesa, com produção de texto e questões de múltipla escolha baseadas em diferentes gêneros textuais. As atividades foram elaboradas pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
Os resultados não têm caráter classificatório. Segundo a Secretaria, o objetivo é utilizar os dados para subsidiar ações pedagógicas e de gestão, além de orientar políticas públicas que promovam equidade no atendimento aos alunos.

“A aprendizagem das crianças é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação e estas avaliações nos ajudam a colher dados sobre o desenvolvimento dos alunos da nossa Rede de Ensino, a fim de contribuir para viabilizar ações de acompanhamento do aproveitamento escolar e subsidiar as tomadas de decisões”, afirmou a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
As informações obtidas também servirão para aprimorar o sistema de ensino municipal.