

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
A Prefeitura de Marília iniciou na sexta-feira (4) a entrega de kits de alimentos in natura a famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do município. A ação é conduzida pelo Banco Municipal de Alimentos “Geralda de Souza”, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Os primeiros beneficiados foram os usuários dos Cras Rosa Modelli e Teotônio Vilela, ambos na zona sul da cidade. A distribuição, prevista para ocorrer semanalmente, contempla 100 famílias por semana, com 20 kits destinados a cada uma das cinco unidades: Leonel Brizola, Regina Célia G. de M. Micheli, Rosa dos Santos Modelli, Santa Antonieta e Teotônio Vilela.
O cronograma de entregas prevê atendimento às segundas-feiras nos Cras Leonel e Santa Antonieta; às quartas-feiras, no Cras Regina Célia; e às sextas-feiras, nos Cras Rosa Modelli e Teotônio Vilela.
De acordo com a coordenadora do Banco de Alimentos, Priscila Tiemi Ozawa, os alimentos distribuídos são próprios para consumo, embora sem valor comercial, podendo apresentar pequenas avarias estéticas. “Portanto algumas vezes não há grande variedade de alimentos, mas mesmo assim o banco de alimentos é fundamental no quesito de arrecadação de frutas e verduras, que servem para complementar a refeição das famílias mais carentes”, afirmou.
A seleção das famílias beneficiadas é feita pelas equipes dos Cras. Antes da entrega, são realizadas reuniões de orientação com os usuários. No dia 3, 70 famílias atendidas pelo Cras Rosa Modelli participaram do primeiro encontro, das quais 20 foram selecionadas para receber os hortifrutis.
A secretária de Assistência Social, Hélide Maria Parrera, ressaltou a atuação técnica da equipe, composta por nutricionista responsável, e destacou os avanços obtidos. “Essa é uma ação muito significativa, porque por meio do Cras esses alimentos chegam para aquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar”, afirmou.
O prefeito Vinicius Camarinha reforçou a importância da ação. “O alimento é essencial à vida e está relacionado à dignidade humana, à saúde e ao bem-estar. Marília segue com as ações que garantam esse direito e mais dignidade à população. Estamos cuidando de Marília e das pessoas”, declarou.
Inaugurado em 30 de abril deste ano, o Banco Municipal de Alimentos está localizado na Rua Catanduva, 611. Atualmente, atende 100 famílias e 15 instituições. Informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 98195-0340 ou pelo e-mail [email protected].