Desde 2014, mais de 49000 artigos.
,/2020

Mais de 104 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe

Cidade
01 de agosto de 2020

Já foram aplicadas 104.515 doses da vacina contra a gripe e 2.878 doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em Marília. As duas campanhas seguem até o próximo dia 31 de agosto.

Em relação aos grupos prioritários da vacina contra a gripe, até agora a cobertura vacinal em Marília atingiu 72,55% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 53,65% das gestantes; 42,51% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); 100% dos trabalhadores da Saúde; 100% dos idosos; 53,81% de adultos entre 55 e 59 anos, 73,15% do grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes) e 68,69% dos professores de escolas públicas e privadas.

Também receberam as vacinas contra a gripe 2.156 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 942 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento, além de 17.379 pessoas que não fazem parte do grupo prioritário e que agora estão autorizadas a receber a vacina.

A campanha de vacinação contra a gripe está aberta para toda a população independente da faixa etária, e não só para os grupos prioritários. Ela protege contra a Influenza e os subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B.

TRÍPLICE VIRAL

A campanha de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola, que começou no dia 15 de julho, vacinou até agora 2.878 pessoas com idades entre 6 meses a 49 anos.

A campanha tem os seguintes públicos alvo: Crianças de 06 meses a 11 meses e 29 dias, devem receber uma dose de intensificação; Pessoas de 1 ano a 29 anos, caso tenham recebido apenas uma dose, deverão procurar uma unidade de saúde para receberem a segunda dose da Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e Rubéola); e pessoas de 30 a 49 anos de idade devem receber uma dose de Tríplice Viral independente da quantidade de dose recebida.

Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, ressalta que “esta vacina tríplice viral é contraindicada para Gestantes”.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, reafirmou a importância da vacinação. “A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção contra alguns tipos de doença e por isso é importante as pessoas receberem a vacina”.

ONDE VACINAR?

Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Vila Real, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros, UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III, USF Jardim Julieta e USF Parque das Nações.

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.