MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
sáb. 19 fev. 2022

STF forma maioria para tornar Roberto Jefferson réu

por Agência Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 18, para receber a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e torná-lo réu por incitação ao crime, homofobia e calúnia.

A maioria foi formada em menos de 12 horas da abertura do julgamento no plenário virtual – plataforma que permite aos ministros incluírem os votos online sem necessidade de reunião do colegiado. A análise, no entanto, foi suspensa por uma pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Kassio Nunes Marques, o que na prática apenas adia a proclamação do resultado

Antes disso, votaram para receber a denúncia o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

A denúncia foi oferecida em agosto do ano passado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo com base em entrevistas e publicações do ex-deputado. A PGR imputa os seguintes crimes:

– Incitação ao crime: entrevista concedida em 24 de maio de 2021 ao canal do Youtube Rádio 94 FM em que o ex-deputado incentivou a invasão do Senado Federal na esteira da CPI da Covid;

– Incitação ao crime: entrevista concedida em 23 de julho de 2021 ao canal do Youtube Jornal da Cidade Online em que Roberto Jefferson incentivou incendiar o prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e voltou a atacar a CPI da Covid ao dizer que a comissão parlamentar ‘tem que acabar no amor ou no terror’. “Essa CPI tem que terminar no pescoção e jogar todo mundo dentro daquele lago em frente ao Congresso Nacional”, declarou na ocasião;

– Calúnia: entrevista concedida em 26 de julho de 2021 à Jovem Pan News em que Roberto Jefferson acusou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de prevaricação por ‘não ter dado andamento’ a pedidos de impeachment contra os ministros do STF;

– Incitação ao crime: na mesma entrevista à Jovem Pan News o ex-deputado voltou a pregar agressões contra os senadores da CPI da Covid;

– Homofobia: a PGR também viu homofobia do ex-deputado ao comparar a população LGBT a drogados e traficantes, ainda na entrevista à Jovem Pan, e em publicação feita nas redes sociais em agosto de 2021.

Em seu voto, Moraes classificou como ‘gravíssimas’ as declarações do ex-deputado. Para o ministro, Roberto Jefferson ‘atentou fortemente’ contra a democracia.

“[As declarações] não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança do Senado Federal e de seus parlamentares, em especial os integrantes da CPI da Pandemia, como se revestem de claro intuito visando a impedir o pleno exercício das atividades investigativas conferidas ao Parlamento nacional”, escreveu.

Como não tem direito ao foro por prerrogativa de função, o ex-deputado vai responder ao processo na Justiça Federal do Distrito Federal assim que o julgamento for encerrado.

Roberto Jefferson está preso preventivamente desde agosto do ano passado no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a atuação uma rede articulada para promover pautas antidemocráticas na internet.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Engavetamento com quatro veículos trava a rodovia SP-294 em Marília
  • 2
    Mulher tem a casa arrombada, é ameaçada, agredida e estuprada em Fernão
  • 3
    Preso por matar jovem no Montana, mecânico já havia atacado mototaxista com foice em Marília
  • 4
    Desentendimento por aluguel termina em briga e agressão na zona sul de Marília

Escolhas do editor

SEGURANÇA PÚBLICA
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em MaríliaUm celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
COPA PAULISTA
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em MaríliaFederação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
Federação libera Abreuzão e MAC garante jogo de terça em Marília
POLÍTICA
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos DeputadosEmpresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
Empresário Ulisses do Rodeio oficializa candidatura à Câmara dos Deputados
AGOSTO LILÁS
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídioMarília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio
Marília amplia rede de proteção, mas tem desafio de romper silêncio antes do feminicídio

Últimas notícias

Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
Marília realiza vacinação antirrábica na zona leste após registro de raiva em morcego
Prefeitura promove ação contra dengue no Castelo Branco neste sábado
Marília abre 300 vagas gratuitas para castração de cães e gatos em setembro

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie