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Comunicação no local de trabalho é indispensável

Coluna
02 de agosto de 2022

Se comunicar no local de trabalho é como jogar o jogo infantil do telefone. Você diz uma coisa, mas quando a mensagem chega a todas as pessoas envolvidas, tudo pode mudar, desde as palavras reais até o tom e a intenção por trás delas.

A comunicação eficaz desempenha um dos maiores papéis em um ambiente de trabalho funcional, mas a capacidade de interagir bem com os colegas é uma das habilidades mais difíceis de dominar.

Desenvolva relacionamentos mais fortes com seus colegas de trabalho usando essas sete dicas para melhorar suas habilidades de comunicação profissional.

  1. Use interações cara a cara quando possível

Se você não estiver conversando pessoalmente com colegas de trabalho, a distância geralmente resulta em mal-entendidos que levam à confusão ou raiva.

CONFIRA

E-mails sem emoção e pistas contextuais ampliam a lacuna de comunicação. Se o destinatário do e-mail interpretar incorretamente as instruções ou detalhes sobre um projeto, você poderá ser responsabilizado parcialmente pelos problemas subsequentes.

Outro problema com a comunicação por e-mail é a falta de empatia e apreço por seus colegas de trabalho.

É fácil enviar um e-mail conciso e irritado em um momento de frustração. Falar pessoalmente força você a levar em consideração os sentimentos de seu colega de trabalho antes de responder.

Ao se comunicar cara a cara, você obtém pistas contextuais adicionais da linguagem corporal. O respeito vem mais naturalmente quando você entende as intenções de alguém.

Embora as interações cara a cara nem sempre sejam possíveis, tente evitar e-mails ao entregar mensagens complexas, optando por bate-papos por vídeo ou telefonemas.

  1. Seja mais autoconsciente

Preste atenção em como suas palavras e ações afetam os outros. Cada pessoa tem um estilo diferente de comunicação, e não entender como os outros interpretam seu estilo pode causar falhas na comunicação.

Quando você diz algo versus como as pessoas ouvem geralmente são dois sentimentos diferentes.

Aproveite o tempo para explicar sua posição e seus sentimentos completamente para colocar todos na mesma página e evitar confrontos no local de trabalho.

A autoconsciência é um atalho proativo para uma comunicação mais clara.

Você não pode mudar a maneira como as pessoas o percebem, mas dedicar um tempo para reconhecer as reações negativas ao seu estilo de interação o ajudará a se comunicar claramente com os colegas de trabalho mais difíceis.

  1. Seja transparente

Se você cometer erros, assuma-os. Isso significa permitir que outras pessoas também assumam seus erros e depois seguir em frente.

A transparência permite que todos vejam o que deu errado e o que pode ser feito para evitar erros futuros.

Resistir aos erros dos outros gera raiva, e recusar-se a admitir seus erros impede o crescimento profissional.

Deixe que os erros sejam uma oportunidade de aprender e seguir em frente juntos. A transparência promove relacionamentos mais fortes com seus colegas de trabalho, facilitando a comunicação.

Outra maneira de implementar a transparência no local de trabalho é explicar o processo de pensamento por trás de suas opiniões.

Depois que sua equipe entender seu raciocínio, ela poderá responder com qualquer objeção e fornecer diferentes perspectivas.

Abrir a conversa para outras opiniões ajuda você a aprender mais sobre sua equipe e melhorar a comunicação em projetos futuros.

  1. Admita que nem sempre você sabe o que é melhor

Demonstrar liderança no local de trabalho o prepara para a promoção, mas se você estiver liderando na direção errada, seu sucesso não durará.

Quando tiver a chance de liderar, ouça de bom grado seus colegas de equipe e considere todas as opiniões antes de agir. Admitir que você pode não saber o que é melhor é um sinal de um grande líder e diz a seus colegas de trabalho que você considera a comunicação uma via de mão dupla.

Os problemas de comunicação surgem quando os membros do grupo acreditam que sabem melhor do que todos os outros. Permitir que todos contribuam mostra respeito e evita a atitude “do meu jeito ou da estrada” que causa atrito no local de trabalho.

  1. Valorize a individualidade

Ao trabalhar em grupo, cada funcionário traz habilidades únicas para a equipe. O trabalho em equipe permite que as pessoas desenvolvam os pontos fortes umas das outras enquanto aprendem mais sobre potenciais fraquezas e áreas de melhoria.

Aprecie os pontos fortes das pessoas e reconheça que essas habilidades as tornam um membro valioso da equipe. Quando você respeita seus colegas de trabalho, demonstra uma atitude de aceitação e melhora a comunicação geral.

Aproveite a oportunidade para aprender com seus colegas de trabalho e desenvolver habilidades de comunicação profissional mais fortes, juntamente com outras habilidades valiosas.

  1. Incentive a colaboração

Empresários colaboram juntos para produzir grandes ideias.

Colaborar em projetos destaca a importância da comunicação em um ambiente de trabalho. Se sua equipe sofrer uma falha de comunicação, o projeto falhará.

Deixe os colegas de equipe saberem que eles podem pedir ajuda a qualquer momento. A comunicação aberta constrói uma equipe mais forte que se sente confortável confiando uns nos outros em situações estressantes.

Trabalhar em conjunto evita que os funcionários se sintam sobrecarregados e sozinhos, o que pode levar ao ressentimento e a outros problemas de comunicação.

  1. Elimine hierarquias imaginadas

Identifique estruturas de poder injustas que são criadas pelo ambiente social de uma empresa. Personalidades fortes geralmente recebem mais atenção e respeito, mas se a atenção for mal direcionada, os colegas de trabalho podem acabar se sentindo excluídos e magoados.

Faça um esforço para tratar todos igualmente. Você pode gostar mais de conversar com certos colegas do que com outros, mas quando se trata do trabalho, evite a parcialidade. Participar de hierarquias sociais que deixam os colegas de trabalho de fora fomenta a animosidade e causa problemas de comunicação no local de trabalho.

Aperfeiçoe suas habilidades de comunicação profissional praticando a comunicação cara a cara, compartilhando suas ideias com a equipe e sendo aberto sobre seus erros e deficiências.

As habilidades de comunicação interpessoal levam algum tempo e prática para dominar, mas ajudarão seu local de trabalho a funcionar sem problemas e criar laços profissionais mais sólidos dentro de sua equipe.