MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
sex. 10 fev. 2023

Lágrimas solitárias no dia em que a música morreu

por Ramon Franco

Sim, houve um dia em que a música morreu. Quem me contou sobre essa data foi o cinema, através do longa “La Bamba”, de 1987, que era uma das sessões da tarde preferidas da minha geração oitentista. Em muitas tardes, parava de jogar bola no campinho da rua de casa e colava os olhos na televisão para acompanhar a meteórica e trágica carreira de Ritchie Valens (1941-1959).

O adolescente pobre do subúrbio de Los Angeles, descendente de mexicanos que não sabia falar espanhol, mas que, ao resgatar uma tradicional canção do folclore de seus antepassados, escreveu – definitivamente – o seu nome na história mundial do rock.

A tragédia aérea que vitimou Valens e outros dois jovens astros iniciais do rock – Buddy Holly e The Big Bopper – marcou gerações anteriores à minha e, portanto, o 3 de fevereiro de 1959 passou a ser chamado de “The day the music died”, em tradução literal: “O dia em que a música morreu”.

Vim saber que a tragédia aérea era chamada de “O dia em que a música morreu” por uma frase de Raul Seixas, numa entrevista onde ele se recordava daquele dia e o lembrava como “O dia em que o rock morreu”.

Lançado 28 anos depois da queda do avião no campo de milho em Iowa, o filme “La Bamba” contou, inclusive, com a participação da mãe de Ritchie Valens, a senhora Concepción Valenzuela. Ela aparece numa cena como uma figurante convidada para uma festa na casa dos Valenzuela – este era o verdadeiro sobrenome de Ritchie Valens. Está sentada no mesmo sofá em que está o ator que interpretou o filho.

Em 1996, num domingo triste, fui acordado com a notícia da queda de um avião: o que transportava o grupo de rock brasileiro Mamonas Assassinas. Dinho e sua turma, assim como Ritchie e seus amigos, não sobreviveram ao impacto. Comoção nacional e lágrimas por todos os lugares.

Décadas depois, o avião que transportava uma compositora e talentosa cantora do nosso Brasil de dentro cai no interior de Minas Gerais. Assim como o cantor de “La Bamba” e compositor de “Donna”, a trajetória de Marília Mendonça (1995-2021) foi meteórica e absoluta. Novas lágrimas.

As lágrimas, por mais que compartilhadas, são únicas e solitárias. Ninguém chora pela gente, ninguém chora pelos nossos olhos. Da mesma forma, dizer que teve um dia que a música morreu é errado. Tanto a música de Marília Mendonça, dos Mamonas Assassinas, de Ritchie Valens ou de Raul Seixas – todos citados aqui – continuaram vivas, assim como suas histórias, servindo de parâmetros, exemplos e até inspiração para novos cantores, compositores e fãs. Fãs que não se cansam de reviver as emoções que eles eternizaram em letras e canções.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Criança morre e quatro ficam gravemente feridos em acidente na região
  • 2
    Homem morre baleado pela PM durante ocorrência em Ocauçu
  • 3
    Polícia Civil prende família que furtava passageiros de ônibus em Marília
  • 4
    Homem morre em incêndio de casa em Pompeia

Escolhas do editor

METEOROLOGIA
Sem previsão de chuva, Marília inicia semana de calor e tempo secoSem previsão de chuva, Marília inicia semana de calor e tempo seco
Sem previsão de chuva, Marília inicia semana de calor e tempo seco
TRAGÉDIA
Criança morre e quatro ficam gravemente feridos em acidente na regiãoCriança morre e quatro ficam gravemente feridos em acidente na região
Criança morre e quatro ficam gravemente feridos em acidente na região
HOMICÍDIO
Homem morre baleado pela PM durante ocorrência em OcauçuHomem morre baleado pela PM durante ocorrência em Ocauçu
Homem morre baleado pela PM durante ocorrência em Ocauçu
RIC AMBIENTAL
O saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformaçãoO saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformação
O saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformação

Últimas notícias

Pedreiro morre após quatro dias internado no HC e Polícia Civil investiga causas em Marília
Lei de autoria de deputada institui Selo Mulher Paulista no Estado de São Paulo
Tupã avança no Ideb, enquanto Garça e Vera Cruz recuam no início escolar
PM prende dupla por tráfico de drogas na zona norte de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie